Gastronomia com vinho do Porto ruma ao Norte

O maior e mais antigo concurso de gastronomia e vinhos do país continua na estrada. 

O desafio para a melhor harmonização com Vinhos do Porto e do Douro foi lançado e 100 restaurantes de Portugal continental estão sob o escrutínio do júri. 

Um júri constituído pelos chefs Hélio Loureiro, Helmut Ziebell, João Sá e Orlando Esteves e pelos especialistas de vinhos do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) Bento Amaral, Cândida Vale, Carlos Soares, Manuel Lima e Paulo Pinto. 

O objetivo é promover os vinhos do Porto e do Douro, incentivando a criatividade dos restaurantes na sua harmonização com as refeições. 

Depois do sul e centro do país, a próxima paragem será a norte, na região do Douro, a 19 e 20 de outubro, seguindo a 21 e 22 para diversas cidades nortenhas e nos dias 23 e 30, fixa-se no Porto, onde termina. 

A entrega de medalhas e diplomas de participação decorre no Porto & Douro Wine Show, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, a 21 de novembro, seguida de apresentação do Portal do Concurso. 

Esta é a 9ª edição de uma iniciativa que conta com quase duas décadas de existência.

«O número de inscritos está limitado aos 100 participantes, sendo que a adesão registada mostra o interesse dos restaurantes nos Vinhos do Porto e do Douro e a sua vontade de os trabalharem como um meio para diversificar a oferta e surpreender clientes cada vez mais exigentes e informados; por outro lado, a dinamização deste concurso reforça todo o trabalho que o Instituto tem vindo a fazer no âmbito do programa “Saber Servir, Vender Melhor”, no sentido de aumentar o nível de conhecimento dos profissionais sobre o Vinho do Porto e fomentar o seu serviço», explica Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip