Futuro da floresta em debate

Ao longo de quatro dias o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai receber várias centenas de especialistas de todo o mundo para debater o futuro da floresta no 8º Congresso Florestal Nacional, que decorre entre os dias 11 e 14 de outubro.

O Portal Agronegócios é media partner do evento. 

floresta

A iniciativa contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui João de Freitas, que fará a abertura oficial do evento.

O Congresso irá decorrer no auditório Dr. Lima de Carvalho, situado no edifício da Presidência do IPVC.

O oitavo Congresso Florestal Nacional tem como tema central "Floresta em Português: Raízes de Futuro" e vai abordar o intercâmbio internacional entre entidades e especialistas do mundo lusófono, de modo a que estas possam partilhar experiências, resultados, técnicas e desenvolvimentos científicos na área florestal.

O evento «propõe-se abordar um tema ainda não desenvolvido em anteriores Congressos, em linha com o objetivo estatutário de promover o intercâmbio internacional», informa a organização.

«Assim, para além das sempre importantes trocas técnicas e científicas a nível nacional, o evento tentará promover o intercâmbio entre entidades e especialidades do mundo lusófono, de modo a que estas possam partilhar experiências, resultados, técnicas e desenvolvimentos científicos na área florestal e que utilizem estas raízes comuns como base para os desenvolvimentos futuros», acrescentam os promotores.

Em análise temas como "Florestas e Conservação da Natureza", "Madeiras na Lusofonia", "Biodiversidade", "Políticas e Mercados Internacionais", "Estatísticas Florestais" e "Gestão Florestal Comunitária".

Irão ainda ter lugar sessões temáticas sobre outros aspetos técnico-científicos mais particulares.

A organização deste congresso está a cargo da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, da Associação Florestal do Lima e da Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho e, nesta oitava edição, participa também a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que marca presença no 8º Congresso Florestal Nacional através da participação do seu representante português, Francisco Sarmento, que estará presente na cerimónia de encerramento do 8º Congresso Florestal Nacional, no dia 13 de Outubro.  

Saiba mais aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip