Fundão: Feira do Queijo da Soalheira

Irá realizar-se, de 17 a 19 de maio, na Soalheira, a 12ª edição da Feira do Queijo da Soalheira, num evento com a organização do Município do Fundão, da Junta de Freguesia da Soalheira e da Associação de Queijeiros da Soalheira.

queijo

Este certame terá diversos postos gastronómicos, que irão expor produtos de fabrico tradicional (queijos, enchidos, vinhos e pão), num evento que tem como objetivo prestigiar o queijo e os seus produtores.

A Feira do Queijo da Soalheira irá proporcionar a experiência de degustar menus gastronómicos elaborados pelos produtores de queijo participantes na feira.

Será também a oportunidade de conhecer o projeto Escolas do Queijo, uma iniciativa do território Beira baixa focado num património imaterial, o queijo, que envolve alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho do Fundão, que irão apresentar os seus queijos na Feira.

Neste evento, o visitante pode assistir a sessões de cozinha ao vivo, dinamizadas por chefes de renome nacional, aprender a fazer queijo, assim como degustar produtos locais e comprar diretamente ao produtor.

Para além de queijos, os expositores também terão para venda tapas, pitéus, lambarices e petiscos e ainda pratos combinados.

Esta iniciativa conta igualmente com aulas de cozinha, onde se irão realizar demonstrações de cozinha ao vivo por chefes da cozinha nacional e da Escola Profissional do Fundão, com acesso livre.

Haverá, ainda, um espaço dedicado às crianças, onde se irão efetuar Ateliês dos Pequenos Queijeiros. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip