Fundão: aldeia de Alcaide volta a receber Festival do Cogumelo

cogumelo

A aldeia de Alcaide, freguesia do concelho do Fundão, volta a ser palco de 11 a 15 de novembro do Festival Míscaros.

O evento conta com tascas, restaurantes e casas de artesanato, workshops, palestras e passeios micológicos.

O objetivo do certame passa não só por ajudar a conhecer e identificar os diferentes tipos de cogumelos, mas também por mostrar todas as potencialidades e possibilidades de utilização daquele fungo, que vão da gastronomia à cosmética.

Para tal, o programa inclui passeios micológicos seguidos de palestras sobre os cogumelos recolhidos e degustações, “conversas miscaninas”, uma conferência sobre os “cogumelos no futuro da inovação biotecnológica”, workshops (de micologia açucarada a sabonetes de cogumelos) e sessões de cozinha ao vivo na arena cooking.

Já a animação estará garantida com vários grupos de música a percorrerem a aldeia, desde bombos a gaiteiros, dos grupos de cantares às fanfarras e aos ranchos folclóricos.

Este ano, a grande novidade não está nas iguarias mas no prato e nos talheres onde serão servidas, que serão feitos de um material à base de folha de cana-de-açúcar.

«Queremos contribuir para a sustentabilidade ecológica do meio ambiente e reduzir a pegada deixada por este evento. Portanto, o plástico foi banido e também haverá uma forte aposta na reciclagem e separação dos resíduos sólidos», explicou à Lusa Fernando Tavares, presidente da Liga dos Amigos do Alcaide, instituição que promove o certame.

O evento conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia do Alcaide e da Câmara do Fundão.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip