Fruticultura em Portugal em análise

No seguimento do processo de revitalização do INIAV-Alcobaça (Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade - ENFVN), marcado nomeadamente pela recente entrada de novos investigadores e obras de recuperação das instalações, decorreu no dia 13 de dezembro a primeira sessão de divulgação em Fruticultura.

fruticultura

O auditório desta Estação Experimental esgotou ao receber os mais de 120 técnicos e agricultores que ao longo deste dia participaram neste evento, saudando a renovação desta emblemática estrutura cientifica dedicada à investigação, inovação e experimentação no domínio da fruticultura nacional.

A abertura da sessão ficou ao cargo do Presidente do Município de Alcobaça, Paulo Inácio, do Presidente do INIAV, Nuno Canada e do Coordenador deste Polo, Rui Maia de Sousa, que destacaram o peso histórico e a grande dinâmica que está novamente a ser incutida por esta Estação, bem como a importância desta revitalização para o desenvolvimento da Fruticultura em Portugal.

O Presidente do INIAV falou ainda do futuro da Investigação, Experimentação e Demonstração e da necessidade do seu alinhamento com a produção, dado ser um fator de competitividade fundamental ao país.

Seguiram-se as intervenções de Miguel Leão sobre a gestão de luz em pomares de alta densidade e a influência da condução e poda, demonstrando com dados técnicos e científicos a necessidade de alteração do modelo de produção atual e os seus benefícios para a produção nacional.

Filipa Queirós perspetivou o futuro da produção de amêndoa e cereja em Portugal e Patrícia Silva mostrou a importância do uso de abelhões no vingamento e qualidade das maçãs e as suas vantagens face aos agentes de polinização comuns na contenção de doenças fitossanitárias.

Já na área da pós-colheita, Claudia Sánchez apontou soluções para a produção de pomoídeas biofortificadas em cálcio e o seu potencial na conservação e transformação.

A sessão terminou com a apresentação pelo responsável pela Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, Rui Maia de Sousa, dos principais resultados de investigação realizada, bem como das linhas de investigação em curso e propostas pela Estação para integrar a agenda de investigação para a próxima década, realçando o forte empenho da equipa de Alcobaça em trabalhar na procura de soluções que contribuam para o desenvolvimento da fruticultura nacional.

O Presidente fechou a sessão realçando a necessidade da produção de conhecimento com o envolvimento e participação das entidades do setor, desafiando-os a integrar este projeto e a colaborar na construção de um modelo que responda melhor às necessidades deste setor em Portugal.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip