Frutas e hortícolas: eurodeputados aprovam projeto para ajudar setor

frutas

Os eurodeputados da Comissão de Agricultura aprovaram um projeto de resolução não legislativo para ajudar os produtores de frutas e hortícolas.

Os eurodeputados acreditam que é necessário promover a criação de organizações de produtores (OP), já que a sua implementação continua a ser reduzida.

Propõem a simplificação das regras para a constituição das OP, para que seja mais atrativo unirem-se às mesmas. Pretendem ainda um melhor seguimento da ajuda para a criação de novas organizações, de forma a assegurar o aumento de rendimentos dos produtores associados.

Atualmente, apenas 7,5% dos agricultores da União Europeia (UE) têm menos de 35 anos de idade, pelo que as OP ao funcionarem bem podem vir a inverter esta tendência.

Os eurodeputados querem também combater as práticas comerciais desleais, para o qual acreditam que é necessário o estabelecimento de regras claras da UE sobre as boas práticas na cadeia de fornecimento de alimentos, a adoção de medidas para promover a comercialização direta de produtos das OP e o desenvolvimento dos mercados locais para a distribuição de frutas e hortícolas.

Perante situações de crise de mercado, a proposta aprovada considera que é preciso melhorar as medidas existentes, aumentando a percentagem da ajuda financeira da UE, ajustando os preços de retirada e tendo em conta os custos de produção, ampliando os volumes que podem ser retirados e melhorando o apoio, em termos de transporte e embalagem para a distribuição gratuita de frutas e hortícolas.

Os eurodeputados assinalaram ainda que pretendem que a Comissão apoie as exportações, incentive a investigação, reduza a burocracia e aplique um princípio de proporcionalidade nas sanções.

O relator da proposta foi o eurodeputad português Nuno Melo que recentemente concedeu uma entrevista ao Agronegócios, que pode ler aqui

Fonte: Agrodigital

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip