Fruit Attraction alcança enorme sucesso na 15ª edição: mais 16% de profissionais e aumento de 10% dos expositores e da área de exposição

O 15º aniversário da Fruit Attraction terminou a 5 de outubro com os melhores números de participação da história da feira. No total, 103.868 profissionais de 145 países - mais oito do que no ano anterior - assistiram ao evento, mais 16% do que na edição do ano passado. 

A feira, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, com a Andaluzia como Região Convidada, registou a participação de 2.000 expositores de 56 países64.000 metros quadrados líquidos de oferta de frutas e legumes distribuíram-se por 9 pavilhões, pela primeira vez no centro de exposições. O que se traduziu num aumento de 10% em ambos os valores. Números que converteram Madrid na capital mundial da fruta e dos legumes, além de reafirmarem que a Fruit Attraction é uma ferramenta fundamental para a comercialização global de frutas e legumes.

A feira reforçou a sua afirmação como grande centro de negócios do sector hortofrutícola nacional, que ocupou 60% do espaço expositivo, e demonstrou a importância dos mercados externos, uma vez que dois terços da produção nacional é exportada. As comunidades autónomas espanholas produtoras de frutas e legumes estiveram entre os participantes da feira. De todos os expositores espanhóis, a Andaluzia foi a região com maior número de empresas (206), seguida da Comunidade Valenciana (155), Múrcia (102), Catalunha (93) e Madrid (84). Entre os participantes nacionais destacam-se Aragão, Extremadura, La Rioja, Castilla La-Mancha e Castilla y León, bem como Navarra, País Basco, Galiza, Canárias, Cantábria e Astúrias. 

A Área de Produtos Frescos, espaço de exposição de stands de produtores e retalhistas de frutas e legumes, voltou a ser o segmento mais importante, representando 70% da feira, um aumento de 14% em relação ao ano passado, juntamente com a Área de Indústrias Relacionadas, com 25%, que registou um crescimento em duas das suas indústrias: Biotech Attraction, com 5%, e Smart Agro, com 20%. A área de Logística de Alimentos Frescos também registou um aumento de mais de 31%, com 48 empresas participantes.  

O segmento internacional foi responsável por 40% da ocupação, com 56 países participantes. Nesta ocasião, 17 novos mercados juntaram-se ao evento, entre os quais a Áustria, a Dinamarca, o Chipre e a Bulgária, reforçando assim a forte presença europeia.

Um dos aspectos mais valorizados pelos participantes foi a qualidade e o profissionalismo demonstrados pelos visitantes internacionais, cujo número cresceu mais de 26%, representando 45% do total de participantes. Mais uma vez, este ano, o maior número de visitantes veio da Europa, especialmente de Itália, França, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Alemanha. A América Latina foi a região que registou o maior crescimento, com países como o Chile, Peru, Brasil, Colômbia, Equador e Argentina. A África do Sul, os Estados Unidos e o Egipto, entre outros, também tiveram uma forte presença na feira. 

A Fruit Attraction proporcionou ainda aos participantes uma plataforma de promoção e expansão internacional com o "Programa de Convidados Internacionais", financiado pela feira, em colaboração com o Ministério da Agricultura e o ICEX, que atraiu a Madrid 700 grandes compradores, gestores de compras a retalho, importadores e grossistas de 66 países. Esta plataforma conta ainda com o programa "Noted Importing Country", que este ano se deslocou ao Brasil, Estados Unidos e Canadá.

No campo da inovação, a Fruit Attraction acolheu uma nova edição do The Innovation Hub com a exposição de um total de 54 produtos e serviços. Nesta área da feira decorreu também a entrega dos Innovation Hub Awards, com o prémio da categoria Fresh Produce a ser atribuído à empresa xEXPRIMIR, o prémio F&V Industry à FMC AGRICULTURAL SOLUTION e o prémio Sustainability Actions and Commitment à CAPEC.

Um programa completo de conferências fez da Fruit Attraction um centro de conhecimento para a indústria, com 75 apresentações sobre uma vasta gama de tópicos e participantes e oradores de alto nível. Destacam-se o 8º Congresso da Grape Attraction, a Conferência da Biotech Attraction, o Congresso da Biofruit e a sessão intitulada Transformação tecnológica, digitalização, inovação e sustentabilidade: 4 investimentos chave promovidos por linhas de financiamento público, organizada pelo FI Group e FEPEX. A feira acolheu ainda o Fórum Biotech e o 4º Fresh Food Logistic The Summit, organizado pela Alimarket. Destaque ainda para a iniciativa Lettuce Attraction, organizada pela Proexport para promover o produto estrela desta edição, a alface.

Além disso, a Factoria Chef voltou a ser um espaço de stand para a gastronomia no âmbito da Fruit Attraction, com um total de 14 atrativas demonstrações e cooking shows

A Fruit Attraction 2023 voltou a contar com o apoio do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação na sua cerimónia de abertura, presidida pelo ministro interino Luis Planas.

Nesta edição, a feira voltou a organizar a recolha de frutas e legumes dos expositores para o Banco Alimentar de Madrid, recolhendo 32.179 quilos de produtos hortofrutícolas.

Organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, a Fruit Attraction 2024 realizar-se-á de 8 a 10 de outubro no recinto da feira.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip