França quer duplicar produção de trigo duro em dez anos

A indústria de cereais francesa lançou um sinal de alarme: não existe em França trigo duro suficiente para abastecer as necessidades da indústria.

Por este motivo, o Conselho de Cereais da FranceAgrimer apresentou um plano com dez pontos de atuação para relançar o cultivo do trigo duro em França.

O objetivo é chegar a semear 600.000 hectares e produzir entre 3 e 3,5 Mt em 2025. Este valor pressupõe o dobro do produzido atualmente.

Em 2014, a produção apenas chegou a 1,4 Mt. Não obstante, este volume é especialmente baixo, já que em anos anteriores se chegou aos 2 Mt.

Um dos pontos do plano é gerar mais cultura de trigo duro para que este cereal não se semeie apenas nas zonas tradicionais mas também em zonas que, normalmente, não acolhem esta cultura. O Plano também inclui a diferenciação do trigo duro relativamente ao mole ao nível da diversificação de cultivos para conseguir o «pagamento verde» da PAC.

Outro ponto importante é consguir que através de um acordo interprofissional se inclua nos contratos uma classificação de referência e cirtérios proteicos.

Difundir novas variedades, consolidar e desenvolver a indústria do trigo duro, desenvolver exportações estáveis, assim como adaptar a colheita e armazenamento à procura são outros dos pontos abordados no Plano.

Fonte: AGROTEC

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip