França prolonga por dois anos plano de desenvolvimento sustentável de apicultura
O ministro da Agricultura francês, Stephane Le Foll, lançou em 2013 um plano de desenvolvimento sustentável da apicultura, que durou até 2015.
Atualmente, Le Foll propôs a sua prorrogação por mais dois anos, tendo em conta o seu êxito.
O orçamento inicial do programa para os dois primeiros anos foi de 40 milhões de euros nos quais estavam incluídos os fundos europeus para a apicultura.
Para 2016 e 2017 conta-se com 13 milhões de euros por cada ano.
O plano está articulado em 17 eixos com 115 ações, sendo que destas, 90% já estão comprometidas.
Um dos eixos do plano é reduzir a mortalidade das abelhas, par ao que aconselha diminuir o uso de pesticidas e melhorar o diálogo entre apicultores e agricultores, difundindo os resultados dos trabalhos de investigação sobre apicultura sustentável.
De forma a consolidar e aumentar o censo apícola em França, propõe a aplicação de ferramentas como a seleção genética e a inseminação artificial. Entre as medidas previstas está o estabelecimento de uma ajuda para a compra de rainhas fecundadas.
Favorecer a criação de uma interprofissional apícola que aumente o valor do mel interno através da marca “Mel de França”.
A investigação e a formação também têm lugar neste programa. Uma das novidades é lançar um certificado de competência para profissionalizar o trabalho do apicultor.
Fonte: Agrodigital