França: exportações de trigo diminuem

trigo

As exportações de trigo francês recuaram para valores de há três anos, num ano em que a produção foi recorde e a qualidade muito boa.

O France Agrimer (fonte oficial francesa) aponta para uma produção de 40,7 milhões de toneladas, o que é um recorde e representa um aumento de 3,2 milhões de toneladas em relação ao ano passado, que já tinha sido um ano excecional.

O consumo interno de trigo deve aumentar, uma vez que a baixa de preço, aliada à subida de preço do milho, leva a um aumento de incorporação nas rações de 16,3%, devendo atingir as 5,3 milhões de toneladas.

Entretanto, as exportações estão em baixa, devido à forte concorrência a nível internacional, sobretudo da parte dos trigos russos.

Já a produção de milho deve cair significativamente em França (-21%), para valores de 15 milhões de toneladas, devido, sobretudo aos fortes calores que se fizeram sentir em junho-julho.

A qualidade do trigo francês é muito boa, esperando-se um peso específico médio de 79,6. Também todos os restantes parâmetros técnicos estão em valores muito bons.

As expetativas são de acabar a campanha deste ano com stocks muito mais elevados do que na campanha anterior.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip