França confirma primeiro caso de vírus de tomate rugoso

O Ministério da Agricultura de França confirmou a presença do vírus do tomate rugoso (ToBRFV) numa estufa em Fisiterre, no noroeste do país. Esta é a primeira deteção na França deste tobamovírus, que já foi localizado em outros países europeus, como Alemanha, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Turquia, Itália, Grécia e, desde o final de 2019, em Espanha.

Os serviços de fitossanidade realizaram uma inspeção na estufa afetada a 11 de fevereiro, após identificar tomates com lesões compatíveis com esta doença. A ANSES - Agência Nacional Francesa de Segurança Alimentar, confirmou os resultados positivos nas análises laboratoriais. As plantas vieram do Reino Unido e foram obtidas com sementes produzidas na Holanda.

Este vírus, que ataca culturas hortícolas e ornamentais, foi isolado e identificado pela primeira vez em 2015, num tomateiro na Jordânia, embora os seus sintomas já tivessem sido observados um ano antes em Israel.

Desde a identificação, a sua disseminação tem aumentado. É transmitido manualmente e por sementes que, quando germinadas, infectam as mudas. Transmitido manualmente pelas mãos dos trabalhadores, roupas, ferramentas e estrutura da estufa, além de máquinas de trabalho, como o trator em campo aberto e sistemas de irrigação ou drenos. Também pode ser transmitido por insetos polinizadores, como abelhas, dentro das estufas.

Atualmente, não há híbridos ou variedades resistentes ao ToBRFV. A planta infetada apresenta deformações tanto na folhagem, quanto nos frutos, reduzindo a produção, assim como a aparência e a qualidade dos frutos e, portanto, o seu valor comercial.

FONTE: Phytoma

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip