Fortalecimento da resiliência agrícola diante de múltiplos riscos

Um novo relatório da OCDE aborda a forma como pode ser integrada resiliência na gestão de risco das estruturas agrícolas dos países, de modo a fazer face a múltiplos riscos.

Agricultura

Uma mudança no cenário de risco na agricultura - devido ao aumento da variabilidade do clima, riscos naturais, pragas e doenças e choques de mercado - exigirá que os atores públicos e privados considerem o cenário de risco a longo prazo, dando maior ênfase ao que pode ser feito ex ante para reduzir a exposição ao risco e aumentar a preparação, e priorizar investimentos que criem capacidades de resiliência tanto na exploração como para o setor como um todo.

O estudo já está disponível para consulta.

Monitorização do progresso dos indicadores de ODS para 2020 relacionados a alimentação e agricultura

O novo relatório da FAO, “Acompanhando o progresso nos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com alimentação e agricultura”, oferece análises e tendências em 21 indicadores sob 6 ODS (2, 5, 6, 12, 14 e 15).

A edição deste ano foi enriquecida com uma avaliação do progresso feito nos níveis nacional, regional e global em direção ao cumprimento das metas dos ODS. Esta avaliação é apoiada por um anexo metodológico e uma tabela dedicada que resume os principais resultados, estando também disponível uma seção dedicada ao exame do impacto do COVID-19 na agricultura e nas estatísticas de alimentos.

O estudo já está disponível para consulta.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip