FNA 2018: atribuído prémio de Melhor Jovem Agricultor

O Eurodeputado Nuno Melo, deputados e organizações de agricultores marcaram presença esta quarta-feira, nas Conversas de Agricultura, ciclo de colóquios e seminários que contou hoje com 8 ações, e que se realiza durante a 55ª Feira Nacional de Agricultura/65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 10 de junho.

fna

O prémio de “Melhor Jovem Agricultor 2018”, iniciativa que tem como objetivo valorizar e premiar os novos projectos na área agrícola e cujo vencedor vai representar Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas, foi atribuído a Manuel Maria Costa Grave, sócio gerente da Gravera, Lda., no âmbito do 7º Seminário “A Importância dos Jovens Agricultores na União Europeia”.

Neste colóquio abordaram-se as perspetivas futuras dos Jovens Agricultores e as oportunidades na PAC Pós 2020. Esta iniciativa contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Vieira, do eurodeputado Nuno Melo e de deputados de várias bancadas parlamentares como Pedro do Carmo (PS), Nuno Serra (PSD), Patricia Fonseca (CDS) e João Ramos (PCP).

O Workshop organizado pela FNOP “Estratégia Nacional para o Setor Hortofrutícola” teve como intuito apresentar as novas medidas previstas no âmbito da Politica Agrícola Comum, os eventuais constrangimentos para o sector, fazer um balanço da produção e traçar perspetivas de futuro. Esta iniciativa contou também com a participação do IFAP, do GPP e da DRAP/LVT.

A Reforma da Floresta foi o mote para mais um seminário organizado pela CAP que propôs a criação de um observatório de política florestal - independente e credível - com todas as entidades do setor e que possa avaliar a real execução das medidas relativas à floresta.

Durante o encontro, ficou patente a necessidade de estabelecer um consenso nacional à volta desta temática e que a legislação não pode estar sujeita aos ciclos políticos.

O colóquio teve a participação de várias organizações de produtores florestais como o Fórum Florestal, UNAC, FNAPF e CELPA.

A “Conservação e o Melhoramento das Variedades de Oliveira”, a “Certificação de Plantas de Oliveira” e o “Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos” no Olival foram questões abordadas no seminário organizado pela DGAV sobre a “Produção de Plantas e Protecção Fitossanitária da Oliveira”.

O “Modo de Produção Biológico de Produtos de Origem Animal” foi o tema do colóquio que teve organização conjunta da DGAV e da DGADR. Este Seminário teve como objetivo promover e dinamizar a discussão deste tema para agricultores, produtores, técnicos e entidades com atividade nesta área. A “Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica” e o “Abate e Desmancha de Animais Biológicos” foram as questões abordadas.

A “Alimentação Saudável” foi o foco do debate organizado pela “Food Awards” em parceria com o LIDL. A discussão incidiu nos atuais e futuros desafios agroalimentares, num contexto global de mudança ambiental e social em que é necessário corresponder às novas expetativas dos consumidores de segurança alimentar sem esquecer a sustentabilidade, as alterações climáticas e a alimentação global.

Os cuidados a ter nas explorações para prevenir complicações em vacas leiteiras no pós-parto e um bom planeamento alimentar de modo a obter melhor performance e rendimento com a vacada foram os objetivos dos colóquios organizados pela Plurivet e que decorreram durante a tarde.

Os Produtos Premiados nos Concursos Nacionais estiveram uma vez mais em foco no programa “Provas na Cozinha”, uma forma de dar a conhecer ao consumidor produtos de diferentes regiões e incentivar o seu consumo.

Ao longo do dia os visitantes também puderam aprender com algumas ações de Pastelaria, Geladaria, Angus Nacional e produtos da Madeira.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip