FILPORC apresenta certificação voluntária em bem-estar animal à produção suinícola

A fileira da carne de porco nacional avança com Certificação Voluntária em bem-estar animal. Este é o culminar de uma vontade de anos da Produção e Indústria, que trabalham para incrementar a sanidade e bem-estar dos suínos. Para esclarecimento ao setorsuinícola, vão ter lugar duas sessões dirigidas aos suinicultores, a ter lugar no Montijo e em Leiria, a 10 e a 11 de novembro.

O bem-estar animal é hoje uma realidade cada vez mais presente em toda a cadeia de produção pecuária, não só pelas exigências do consumidor mas também pela vontade expressa de quem produz. Após anos de estudo, a associação interprofissional FILPORC desenvolveu um referencial de certificação em bem-estar animal de suínos aplicada a toda a fileira da carne de porco.

Este referencial suporta um caderno de especificações desenvolvido com a assessoria técnico-científica da Faculdade de Medicina Veterinária, tendo como ponto de partida as práticas atuais da suinicultura portuguesa. Esta certificação da carne de porco nacional vai ao encontro do Pacto Ecológico Europeu, através da sua estratégia “Farm to Fork”, que aponta como objetivo específico da política agrícola comum no horizonte 2030 a melhoria do nível de bem-estar animal.

A Certificação Voluntária em Bem-Estar Animal, recentemente aprovada pelo Ministério da Agricultura, destina-se a produtores, transportadores e indústrias de abate e transformação que pretendam aderir a este sistema de certificação, podendo assim usar um selo específico que fará a distinção no ponto de venda.

Nesta fase, estão a ser feitos os esclarecimentos junto da produção suinícola, pela FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores - e pela FILPORC, através de sessões presenciais junto dos suinicultores, onde será feita a apresentação do “Regulamento de certificação em bem-estar animal na produção de suínos em regime intensivo e intensivo ao ar livre”.

As sessões têm lugar no Montijo e em Leiria, com a apresentação dos requisitos técnicos, do plano de controlo, custos e vantagens da certificação. Durante as sessões será ainda explicada a relevância do bem-estar animal na estratégia “Do Prado ao Prato” da Comissão Europeia.

A sessão do Montijo está marcada para o próximo dia 10 de novembro, no auditório da Galeria Municipal, das 17h00 às 19h00, enquanto a sessão de Leiria está agendada para o dia 11 de novembro, também das 17h00 às 19h00, no Auditório do Teatro Miguel Franco, no mercado Santana.

As sessões são gratuitas mas carecem de confirmação de presença atempada para o endereço geral@suinicultura.com, até ao próximo dia 9 de novembro no caso do Montijo e dia 10 de novembro para Leiria. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip