Fileira da carne de porco prepara-se para a China e cria interprofissional

porco

Foi apresentada esta terça-feira a primeira associação interprofissional do setor pecuário: a FILPORC – Organização Interprofissional da Fileira da Carne de Porco.

A entidade foi criada pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores – FPAS, pela Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (APIC) e pela Associação de Alimentos Compostos para Animais – IACA.

A união da produção e da Indústria da carne de porco concretiza-se no momento em que a fileira dá os passos finais para a exportação para a China.

Na Sessão de Trabalho que decorreu na Universidade Lusófona de Lisboa, a Subdiretora-Geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Graça Mariano, fez um “Ponto de situação da abertura dos Mercados de Exportação da Coreia e República Popular da China/empresas homologadas e oportunidades para novas empresas”.

Um dos objetivos da FILPORC é desenvolver ações de promoção e divulgação do porco, suas carnes e produtos derivados, no mercado interno e externo, com vista à conquista de novos mercados.

A organização dos agentes da fileira numa organização Interprofissional dotará a cadeia de valor da possibilidade de captar financiamento público e privado com vista à diplomacia comercial externa, à internacionalização e à sensibilização do consumidor.

A FILPORC tem, ainda, como metas a promoção da qualidade dos produtos e a satisfação dos consumidores, em consonância com a proteção ambiental e o bem-estar animal. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip