Festival do Maranho regressa à Sertã

O Festival de Gastronomia do Maranho 2015 está de volta à vila da Beira Interior entre 16 e 19 de julho, numa iniciativa organizada pela Câmara local.

O Maranho da Sertã serve de mote, uma vez mais, para a quinta edição do evento que pretende «potenciar e enaltecer a gastronomia e os sabores da cozinha tradicional local, assim como, dar a conhecer a região», salienta o município, em comunicado.

O programa inclui uma conferência denominada “Gastronomia & Tradição”, uma visita a um produtor local de Maranho e um show cooking com o Chef Hélio Loureiro, programas a realizar na sexta-feira, dia 17.

Bucho Recheado, Sopa de Peixe do Rio, Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, filhós, coscoréis, merendas doces e os vinhos são outros dos produtos locais que estarão presentes nesta edição do festival.

O Festival de Gastronomia do Maranho 2015 pretende contribuir «de forma sólida e consistente para a divulgação deste importante recurso socioeconómico da região que é a gastronomia tradicional», sustenta a edilidade.

O maranho está intimamente ligado à história da Sertã. Já desde o século XIX é confecionado e muito apreciado pelas gentes do concelho, que lhe souberam dar o sabor único e tradicional.

É feito com o bucho de cabra recheado com carne de caprinos ou ovinos bem como alguns produtos do fumeiro, arroz e ervas aromáticas, nomeadamente hortelã. 

VER CARTAZ

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip