Ferreira do Alentejo recebe em junho Simpósio Nacional de Frutos Secos

“Simpósio Nacional de Frutos Secos – Amendoeira, Nogueira e Pistácio”. Assim se designa o evento que terá lugar a 30 de junho de 2016 no Centro Cultural de Ferreira do Alentejo.

frutos secos

O evento é uma iniciativa da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal – SCAP e conta com a colaboração do Centro Nacional de Competência dos Frutos Secos - CNCFS, direcionado para estas culturas, atendendo à região em que se desenvolve.

Os promotores da iniciativa recordam que «Portugal possui condições edafoclimáticas muito favoráveis para o cultivo da amendoeira, da nogueira e também do pistácio, sobretudo no Interior do país, onde estas alternativas culturais representam um enorme potencial que urge aproveitar».

Para a organização importa promover «projetos de I&D, envolvendo parcerias entre as OP´S, o Ministério da Agricultura, as Instituições de Ensino Superior e os Centros de Investigação, bem como a recuperação de variedades tradicionais, como se verifica já na DRAPAlgarve».

É neste contexto que a SCAP «decidiu promover esta iniciativa, para fazer o ponto da situação atual, e proceder a um amplo debate e divulgação do conhecimento existente nesta fileira, que poderá trazer novas oportunidades de investimento para o progresso e diversificação da nossa agricultura».

Este evento é destinado a empresários agrícolas, técnicos, investigadores e estudantes, contará com os vários especialistas nacionais e alguns estrangeiros.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip