Feiras comerciais para profissionais da vinha e equipamento vinícola em Valladolid

De 22 a 24 de Março, Feria de Valladolid está a organizar duas feiras especializadas no cultivo da vinha e no equipamento vinícola, Agrovid e SIEB, com a participação de mais de 160 expositores nacionais e internacionais. Esta é a segunda edição da Agrovid e a primeira da Iberian Winery Equipment Show, duas feiras com entidade própria cujo conteúdo se complementam.

"A Espanha e Portugal representam em conjunto 1,15 milhões de hectares de vinha, segundo dados publicados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Valladolid está localizada no coração desta grande vinha ibérica e Agrovid e SIEB pretendem ser uma plataforma de negócios para expositores e visitantes", disse Alberto Alonso, director-geral de Feria de Valladolid.

Ambas as feiras oferecem uma exposição comercial de 11.000 metros quadrados na qual estarão presentes empresas que fabricam, importam e vendem todo o tipo de maquinaria, equipamento e serviços para vinhas e adegas. Na Agrovid os visitantes encontrarão tudo, desde arados a sistemas de irrigação, viveiros, protecção de culturas, equipamento de poda, fertilizantes, soluções tecnológicas para controlo e monitorização, etc.

Também participaram na apresentação de ambas as feiras o Vice-Ministro do Desenvolvimento Rural e Director-Geral do Instituto de Tecnologia Agrícola de Castela e Leão, Jorge Llorente, o Presidente do Comité Executivo da Feira de Valladolid, Víctor Caramanzana, e o secretário técnico da Associação Oficial dos Engenheiros Agrónomos de Castela e Leão e Cantábria, José Ignacio Velasco..

A Agrovid, que tem o apoio do Instituto Tecnológico Agrícola de Castela e Leão, incorpora também uma área específica para empresas inovadoras, a Agrotecnológica, na qual, entre outras soluções, sistemas de medição meteorológica, previsão de riscos de doenças da vinha, monitorização de culturas, zangões, etc. são apresentados.

O sector do viveiro tem uma forte presença na Agrovid, com a participação de empresas de Barcelona, Valência, La Rioja e Navarra. A par delas estão duas empresas portuguesas que vendem estruturas e artigos para a vindima e empresas sediadas em Alicante, Almeria, Astúrias, Barcelona, Burgos, Ciudad Real, França, Guipúzcoa, Huesca, Lleida, Madrid, Málaga, Navarra, Palencia, La Rioja, Salamanca, Segovia, Tarragona, Teruel, Valencia, Valladolid, Vizcaya e Zamora.

A Espanha lidera o ranking mundial em termos de superfície vitícola, com 961.000 hectares e 13% do total, e Portugal está no nono lugar. Em termos de produção de vinho, a OIV estima a campanha de 2021 em 250,3 milhões de hectolitros, ligeiramente menos do que no ano anterior, principalmente devido às condições climáticas adversas na União Europeia, onde Itália, Espanha e França representam 45 por cento da produção mundial.

Equipamento de adega

Coincidindo com a Agrovid, será realizada a primeira edição do Salón Ibérico de Equipamiento para Bodegas (SIEB), uma feira cujo conteúdo começa com a recepção das uvas e abrange todos os processos envolvidos na vinificação, desde a prensagem até à rotulagem e armazenamento.

O SIEB é frequentado por 82 empresas de Espanha, Bélgica, Alemanha, Portugal e França, bem como por empresas representadas por distribuidores regionais do Canadá, EUA, Itália, Dinamarca, Suíça e Japão.

O SIEB destina-se a todos os segmentos profissionais da indústria vinícola: vinicultores, técnicos, enólogos, instaladores, etc. A lista de equipamentos e serviços apresentada na Feira de Valladolid abrange desde equipamentos de medição e análise a leveduras, barris, tanques e cubas, automação de processos, consultoria e gestão, rolhas, etiquetas, purificação, mangueiras, bombas, sistemas de refrigeração e filtragem, estruturas, embalagens, etc.

Em termos da origem geográfica das empresas participantes no SIEB, Barcelona, Valladolid e Portugal, destacam-se. Albacete, Alicante, Ávila, Vizcaya, Vizcaya, Burgos, Ciudad Real, Huesca, Madrid, Murcia, Pontevedra, La Rioja, Valência, Vitoria-Gasteiz e Saragoça completam o mapa nacional.

Conferências técnicas

Agrovid e SIEB incluem também um programa de conferências técnicas com mesas redondas e apresentações com especialistas em diferentes áreas da vinificação que falarão sobre a rentabilidade e sustentabilidade do sector vitivinícola, adegas 4.0, inovação na vinificação, os pontos fortes e fracos da vinificação a médio e longo prazo, como criar valor a partir de I&D&I, etc.

Além disso, na quinta-feira 24 haverá uma apresentação da Agenda Estratégica de Inovação para o Sector Vitivinícola para o período 2021-2024, por parte da Plataforma Tecnológica do Vinho e da Organização Interprofissional Espanhola do Vinho (OIVE).

Feria de Valladolid tem a colaboração da Associação Oficial de Engenheiros Agrónomos de Castilla y León e Cantábria na organização das conferências.

Entrada gratuita para profissionais

A entrada no Agrovid e no SIEB é gratuita para profissionais, sujeita a acreditação online nos respectivos sítios Web de ambos os eventos.

Informação útil:

Data: Terça-feira 22 a quinta-feira 24 de Março

Horário: das 10h às 19h, sem parar

Admissão: gratuita para profissionais com acreditação prévia

Bilheteira: 5 euros

Local: Feria de Valladolid - Avda. Ramón Pradera, 3

Programa de conferências

Terça-feira 22nd

11.00h às 12.30h - Sala de Cristal - Salão 2

Adegas 4.0

Oradores: Mauricio Laorga, Sócio-Gerente Sigena

Álvaro Maestro, director técnico Bodegas Emilio Moro

Ignacio Álvarez, director técnico de Automação e Digitalização Siemens

16.00 - 16.30 - Auditório 2

Factores de rentabilidade e sustentabilidade no sector do vinho de Castilla y León.

Oradores: José Antonio Rubio. Dr. Engenheiro Agrícola. Chefe da Unidade de Cultivos de Madeira e Horticultura. Itacyl

16.30 às 17.00 - Auditório 2

Estratégias para a fitossanidade, melhoria produtiva e qualitativa e sustentabilidade ambiental na viticultura.

Oradores: Carlos Alberte. Engenheiro agrícola. Director técnico da viticultura. Viña Costeira Winery - DO Ribeiro

17.00 a 18.00 h - Auditório 2

Debate: Desafios e tendências para manter a rentabilidade e sustentabilidade do sector vitivinícola.  

Moderador: José Antonio Rubio, Chefe da Unidade de Culturas Lenhosas e Hortícolas de Itacyl

Oradores: Marta Castrillo, gerente Bodegas Maté - DO Ribera del Duero

Antonio Díez, director Bodegas y Viñedos Martín Berdugo - DO Ribera del Duero

José Martín, director técnico da viticultura Bodega Cuatro Rayas - DO Rueda

Quarta-feira 23

11.00h às 12.30h - Sala de Cristal - Pavilhão 2

Como inovar na vinificação?

Moderadora: Laura Cristóbal, directora da Efe Agro

Oradores: Rodolfo Queirós, presidente da Comissão do Vinho do Interior da Beira

Marilena Bonilla, directora técnica Bodegas Protos

Isabel Salgado, enóloga da Fillaboa-Masaveu Bodegas Winery

16.00 a 18.00 h - Auditório 2

Mesa redonda: O sector vitivinícola na encruzilhada, pontos fortes e fracos a médio e longo prazo.

Moderador: Ignacio Mucientes, agrónomo, reitor COIACLC

Oradores: Donaciano Dujo, presidente Asaja Castilla y León

Lorenzo Rivera, coordenador COAG Castilla y León

Jesús Manuel González Palacín, coordenador da UCCL

Aurelio González, secretário-geral da UPA Castilla y León

Quinta-feira 24

11.00h às 12.30h - Sala de Cristal - Pavilhão 2

Apresentação: Agenda Estratégica para a Inovação Vitivinícola 2021-2024

Mesa redonda: Como criar valor para o sector vitivinícola a partir de I&D&I

Moderadora: Cristina Carro, directora da Surcos CyLTV

Oradores: Susana García Dolla, directora da Organização Interprofissional do Vinho Mario de la Fuente, Gestora da Plataforma Tecnológica do Vinho

Eva Navascués, directora de I&D e Inovação, Grupo Alma Carraovejas

Martina Prieto Pariente, director técnico Bodegas José Pariente

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip