Feira Nacional da Agricultura 2015: provas, concursos e floresta em destaque

Feira Nacional Agricultura

A 52.ª edição da Feira Nacional da Agricultura/62.ª Feira do Ribatejo chega ao Centro Nacional de Exposições de Santarém (CNEMA) entre 6 e 14 de junho.

Na edição de 2015, além de provas de vinhos e diversos concursos e prémios, a floresta é o tema central do certame.

Destaque para os produtos premiados nos concursos (que ocorrem entre Dezembro de 2014 e Maio de 2015) e que estarão em mostra no Salão “Prazer e Provar” da Feira.

Neste espaço os visitantes terão ainda a oportunidade de provar e contemplar diversos produtos como as frutas, os vinhos, azeites, enchidos e queijos nacionais, entre muitos outros.

As entregas dos prémios decorrem a 7 de junho (prémios Qualifica), a 8 (prémios do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, organizado conjuntamente com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo) e a 12 de junho (prémios do Concurso Nacional de Mel e Embalagens de Mel que o CNEMA promove em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal).

«Estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores» são os objetivos destes concursos e mostra, afiança a organização da feira.

O tema escolhido para a edição da Feira Nacional da Agricultura 2015 incide na floresta portuguesa, com destaque para o debate dos principais temas da atualidade agrícola presentes no ciclo de conferência “Conversas de Agricultura” que irão «continuar a ser um  polo de atração pelo grande número de colóquios e seminários realizados». 

De acordo com a organização, participaram nestes debates, nas três últimas edições, cerca de seis mil profissionais.

No dia 11 de junho realiza-se o seminário "Dinâmica da ocupação florestal no território", organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Em exposição estarão ainda maquinaria, equipamentos, serviços, fatores de produção e os produtos agro-alimentares nacionais. 

Paralelamente terá lugar a Feira Empresarial da Região de Santarém (Fersant) e a Lusoflora.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip