Feira Internacional de Agropecuária regressa a Estremoz

A 30.ª Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz (FIAPE), um dos mais importantes certames do Alentejo, abre as portas esta quarta-feira e conta com cerca de 400 expositores de diversos setores e lotação esgotada.

fiape

O certame, que decorre até dia 1 de maio de 2016, pretende contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, no parque de feiras e exposições de Estremoz, no distrito de Évora, com a participação de expositores de setores tão distintos como a agricultura, produtos regionais, pecuária, artesanato, comércio, indústria, serviços e setor automóvel.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, irá estar no certame a 29 de abril, no encerramento de uma conferência sobre "O Futuro da Organização da Produção".

A FIAPE agrega a 34.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, considerada pelos promotores como «a maior e melhor feira do setor no sul do país», com a participação de 100 artesãos, de várias localidades.

O certame, que inclui também a Festa da Juventude de Estremoz (Juvemoz), recebe anualmente largos milhares de visitantes e está a cargo do município, enquanto o setor da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).

O presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha, adianta que a edição deste ano do certame «está esgotada em termos de espaço para expositores, que aumentaram em todas as áreas».

«As expectativas são as melhores para a FIAPE deste ano, que completa 30 anos e vamos homenagear a primeira comissão organizadora do certame», realçou o autarca.

No setor da pecuária, que este ano, segundo a ACORE, vai estar «fortalecido», vão estar expostos animais de raças seletas, nomeadamente cerca de 600 exemplares de gado ovino e caprino, 140 bovinos e vários equinos.

Com concursos de ovinos e bovinos, colóquios temáticos e workshops, o certame vai apresentar também produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, além da gastronomia tradicional.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip