Feira do mel e do campo e festival dos míscaros e do sarrabulho em Penacova

  • 11 novembro 2016, sexta-feira
  • Eventos

A “Feira do Mel e do Campo 2016”, em Penacova, decorre entre esta sexta-feira e domingo, com a participação de quase quatro dezenas de produtores/expositores, numa tenda gigante instalada no Parque Verde da vila.

O certame, que adota o «atual figurino» desde 2010, «pretende essencialmente dar visibilidade e valorizar os produtos endógenos da região», disse o presidente da presidente da Câmara, Humberto Oliveira.

O crescente interesse dos produtores de mel e de produtos agrícolas, essencialmente do concelho de Penacova, e o aumento da adesão por parte dos visitantes fez com que a Câmara tivesse «ampliado ligeiramente a área» disponibilizada para a edição deste ano da feira, sublinhou o autarca.

A feira faz parte da «estratégia que se tem vindo a adotar no sentido de promover o desenvolvimento local», tal como o festival gastronómico “Mês dos míscaros e do sarrabulho” que se realiza entre sexta-feira e 15 de dezembro, mas que tem «maior visibilidade no fim de semana» da “Feira do mel e do campo”, acrescentou.

Os míscaros, tal como o sarrabulho, não são, naturalmente, exclusivos da região, mas o modo como os restaurantes do município os confeccionam tem feito com que se afirmem como um produto gastronómico cada vez mais procurado em Penacova, por locais e visitantes, referiu Humberto Oliveira.

O festival conta com a participação de 14 restaurantes, que são «praticamente todos os restaurantes» do concelho, sediados na vila e em outras localidades vizinhas, como Gavinhos, São Pedro de Alva, Porto da Raiva, Silveirinho, Cavadinha, Espinheira, Travanca do Mondego e Vimieiro.

Três daqueles restaurantes estão também presentes na “Feira do mel e do campo”’, o que, sustenta Humberto Oliveira, constitui «mais um motivo de atração» do certame.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip