Feira da Doçaria Tradicional quer preservar doces menos conhecidos de Abrantes

As iguarias da doçaria portuguesa chegam a Abrantes, entre os dias 28 e 30 de outubro, e estarão reunidas no antigo mercado municipal da cidade.

docaria

Do programa de animação da Feira Nacional de Doçaria Tradicional, deste ano, destacam-se as oficinas de doces abrantinos, menos conhecidos pela comunidade local, e peças de teatro de fantoches, criados pelas crianças, salienta a organização em comunicado.

Mulatos, Limas, Castanhas Doces, Lampreias de Ovos, Broas de Mel, Palha de Abrantes e Tigeladas figuram na doçaria de origem abrantina. No entanto, apenas a estes três últimos lhes é reconhecida a proveniência de Abrantes.

Com o objetivo preservar as antigas receitas, o evento mais doce do ano oferece aos seus visitantes duas oficinas para resgatar algumas dessas delícias.

A primeira será para pais e filhos, que irão aprender a fazer Castanhas Doces, às 11h30, de 29 de outubro.

No mesmo dia, às 15h00, haverá outra oficina sobre Mulatos. Estas atividades, orientadas pelo Chef Fernando Correia, da Pastelaria Tágide, são gratuitas, mas com inscrições obrigatórias e limitadas.

Para que quem visita este certame, que junta doçaria, licores, mel e compotas, saibam na ponta da língua o nome de todos os doces da “terra da palha” será dinamizado um jogo, no primeiro dia do evento.

A Feira da Doçaria terá, no seu menu, demonstrações de confeção de doces. Na inauguração, o Chef Fernando Correia apresentará sobremesas com aplicações de Palha de Abrantes e de Tigeladas. Sábado, às 16h30, e domingo, às 14h30, a doceira Celestina Luísa mostrará como se fazem ad passas de figo fritas, as filhoses e os sonhos de abóbora.

O cardápio deste evento, organizado pelo Município de Abrantes, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, é ainda composto por atividades desportivas.

Na sua 15ª edição, a Feira Nacional de Doçaria Tradicional promete, mais uma vez, tornar Abrantes na capital das doces tentações portuguesas.

Para isso, são esperadas iguarias nacionais, como os Ovos-Moles de Aveiro, as Queijadas de S. Gonçalo, as Lérias, os Foguetes e as Brisas do Tâmega de Amarante, o Pão-de-ló de Ovar, o Pão-de-ló e as Cavacas de Margaride, as Malassadas dos Açores, os Bolos de Mel da Madeira, o Bolo Fidalgo e o Pão de Rala do Alentejo, as Cornucópias de Alcobaça, as Cristas de Galo e os Pitos de Santa Luzia de Vila Real, os Rebuçados de Ovo de Portalegre, a Palha de Abrantes, as Tigeladas e as Broas de Mel, entre muitas outras.

Para mais informações consulte os sites da organização em www.cm-abrantes.pt e www.tagus-ri.pt.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip