Feira da Castanha, Caça e Pesca em Bragança

Um aquário do tamanho de um camião TIR apresentado como o maior da Europa é uma das atrações da feira anual de Bragança Norcaça, Norpesca e Norcastanha, no último fim de semana de outubro, informou a organização.

castanha

A nova atração irá mostrar aos visitantes as espécies de peixe dos rios transmontanos, como a truta e achigã, com demonstrações de pesca para as crianças das escolas e pescadores, como indicou Gilberto Batista, vereador da Câmara de Bragança, a organizadora da feira, em parceria com outras entidades locais.

A ideia é que quem visitar a feira tenha a «oportunidade para apreciar a diversidade de peixes que existe» na região, através deste aquário instalado no atrelado de um camião TIR, com um animador a guiar os visitantes.

O vereador explicou que o equipamento é de uma empresa portuguesa que há vários anos faz demonstrações no país e no estrangeiro, recriando diferentes habitats aquáticos.

A feira que promove os três principais produtos de Bragança está confrontada este ano com as adversidades do tempo no que toca à castanha. A campanha está «bastante atrasada» e ainda não é possível a quantidade que estará disponível dentro de quinze dias, como disse o presidente da Câmara, Hernâni Dias, na apresentação do evento.

A caça preenche também o programa do evento com atividades dedicadas aos caçadores e também com dificuldades, nomeadamente ao nível do coelho, a principal espécie cinegética.

A Norcaça, Norpesca e Norcastanha junta os diferentes agentes ligados aos setores em questão e contará com a presença de cerca de 100 expositores, segundo a organização.

O propósito é ultrapassar os 20 mil visitantes das edições anteriores com um «forte investimentos em promoção» na vizinha Espanha.

A feira terá ainda outros atrativos como o Congresso Nacional dos Profissionais do “Carving”, que reúne sete escultores de abóboras, fruta e outros materiais, durante quatro dias, em Bragança, «para mostrar que pessoas da terra conseguem fazer coisas diferentes», como sublinhou o autarca.

Paralelamente, decorre em 19 restaurantes da cidade a semana gastronómica com ementas dedicadas à castanha, pesca e caça.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip