FAO revê em alta produção mundial de cereais

A produção mundial de cereais para 2016 deverá ultrapassar as 2.571 milhões de toneladas, ligeiramente acima das previsões de outubro da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)  e 1,5% mais que a produção de 2015.

O valor atualizado, publicado na Nota Informativa da FAO sobre a oferta e a procura de cereais, reflete uma melhoria substancial das perspectivas para a produção mundial de trigo, que espera-se que alcance os 746,7 milhões de toneladas, um aumento de 4,3 milhões face às previsões da FAO de outubro.

Para a produção de trigo da Federação da Rússia estima-se que atinja um novo recorde, enquanto a meteorologia favorável também impulsiona as perspetivas de rendimentos no Cazaquistão.

O aumento da produção mundial de trigo e cevada compensa a descida esperada de 4,8 milhões de toneladas na colheita de milho de 2016 a nível global devido ao clima adverso no Brasil, China, União Europeia (UE) e Estados Undos da América (EUA). O prognóstico para a produção mundial de arroz mantém-se praticamente sem mudanças.

As primeiras indicações da plantação de colheita de trigo de inverno de 2017 no hemisfério Norte assinalam que os agricultores dos EUA estão a reduzir a área cultivada devido às perspetivas de baixos preços e umas previsões de exportação moderada pela fortaleza do dólar norte-americano. Assim, a cultura de trigo na Federação da Rússia e Ucrânia avançam a um maior ritmo que o ano passado.

Entretanto, a cultura das colheitas de cereais de verão de 2017 está em curso nos países do hemisfério sul e as condições meteorológicas favoráveis levam a uma expansão na América d Sul. Espera-se que a superfície de milho plantada na Argentina aumente em 6,0% em relação ao nível do ano passado.

A utilização total de cereais para a temporada 2016/2017 prevê-se atualmente em 2.562 milhões de toneladas, ligeiramente superior em relação a outubro e cerca de 1,7% acima período homólogo do ano passado.

O principal motivo da maior utilização dos cereais é o uso mundial de rações, que provavelmente vai crescer em 2,7%. Espera-se que a utilização de trigo para rações, impulsionado por um fornecimento amplo de trigo de menor qualidade, cresça em 6,1% e alcance 146,6 milhões e toneladas, o que supõe um recorde histórico.

O consumo mundial de cereais calcula-se em 1.106 milhões de toneladas, mais 1,3% que o ano anterior e suficiente para manter um nível de consumo per capita estável num âmbito global.

As existências mundiais de cereais podem chegar a cerca de 662 milhões de toneladas no final das temporadas de 2017, impulsionadas pelos crescentes armazenamentos de trigo, em especial na China, EUA e na Rússia.

Estima-se que as existências de cereais secundários reduzam 1,7%, pressionadas pelas reduções na China, Brasil e África do Sul. Para o arroz, os stocks mundiais podem vir a baixar ligeiramente e situarem-se em 169,8 milhões de toneladas.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip