FAO pede sistemas alimentares mais responsáveis

A diretora-geral adjunta das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Maria Helena Semedo, defende que o «futuro da agricultura dependerá de como serão abordadas as ameaças das alterações climáticas e da degradação ambiental».

alimentar

Declaração realizada no encontro com diversos representantes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado. 

Neste encontro, Sinéad McPhilips, economista do Ministério da Agricultura irlandês, apresentou a iniciativa Origem Verde, que promove o aumento de exportações de alimentos e de bebidas produzidos de forma mais sustentável. 

Segundo a especialista, nos últimos cinco anos a Irlanda conseguiu aumentar o valor da sua produção agrícola em mais de 50%, em grande parte devido ao Origem Verde. É que, durante este período, o Governo acordou com os agricultores, indústria e ONG, a maioria das estratégias agrícolas que serão revisitadas regularmente em função dos objetivos de cada setor, avança a EFE Verde. 

Alison Caims, responsável da Unilever, considera importante associar-se aos vários perfis de atores locais e que seja dada prioridade a produtos oriundos de países com políticas sustentáveis. 

Já David Bright, coordenador da Oxfam Internacional, defendeu que em economias de escala «o grande desafio do modelo agrícola está em garantir uma distribuição justa de custos, riscos e benefícios», referindo que, em muitos casos, os pequenos agricultores, sobretudo as mulheres, continuam a ser marginalizados e que é fundamental que os governos unam esforços na gestão de recursos partilhados como a água ou o solo.

Fonte: Green Savers

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip