FAO melhora perspetivas mundiais para colheitas de trigo e milho

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) aumentou consideravelmente o seu prognóstico da produção mundial de cereais para 2016, a 2.566 milhões de toneladas, o que supõe um aumento de 22 milhões de toneladas face às projeções de julho.

milho

A nota informativa da FAO sobre a oferta e a procura de cereais, também publicada na semana passada, atribui o crescimento, principalmente, à previsão de uma colheita mundial de trigo recorde para este ano e uma ampla revisão em alta da colheita de milho de 2016 nos Estados Unidos da América.

A produção mundial de cereais secundários para 2016 será de 1.329 milhões de toneladas, mais 2,1% em relação a 2015 e impulsionada por uma maior previsão da produção de milho em vários países, sobretudo nos Estados Unidos.

Para o trigo, as perspetivas também aumentaram 741 milhões de toneladas, motivada por importantes revisões em alta das projeções para a Austrália, América do Norte, Índia e na Federação Russa.

A Rússia está destinada a converter-se no maior exportador mundial de trigo em 2016/2017, superando a União Europeia, onde o clima excessivamente húmido reduziu as colheitas deste ano.

Em relação á utilização mundial de cereais para o próximo ano, a FAO epera que cresça cerca de 1,65, liderada pelo milho e, em certa medida, pelos fornecimentos de trigo de baixa qualidade, usados para rações.

A previsão da FAO para o comércio de cereais em 2016/2017 reduz em quase nove milhões de toneladas devido à abundante disponibilidade de trigo e cereais secundários para a exportação.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip