Falta de sementes reduz superfície de batata no Noroeste da Europa

A superfície cultivada de batata na Europa setentrional e ocidental pode ser inferior ao previsto, devido à falta de sementes de batata para indústria, de acordo com a Associação de Produtores de Batata do Noroeste da Europa.

batata

A falta de semente é um grave problema em países como a França, Alemanha, Bélgica e Holanda, ou seja, todos os países que compõem a Associação de Produtores de Batata do Noroeste da Europa (NEPG) à excepção do Reino Unido.

A associação denuncia que a maior parte das sementes para batata está nas mãos dos transformadores, o que lhes dá a oportunidade de assinar contratos com os produtores, que obriga à entrega das batatas produzidas.

Perante a falta de sementes, procura-se alternativas, como por exemplo, sementes mais pequenas, de 25 a 28 milímetros, sementes cortadas, uso de novas variedades menos conhecidas, variedades com duas finalidades, recuperação de variedades mais antigas como a Asterix e Désirée, entre outras.

Desta forma, a produção de batata estará mais condicionada pelos rendimentos obtidos pela superfície cultivada.

Os transformadores têm que aumentar a sua capacidade de processamento entre 700 a 800 mil toneladas e os preços dos contratos passam por um aumento de 20 a 30 euros a tonelada para as batatas primor e entre 10 a 15 euros a toneladas para as de meia estação.

Em relação às existências no final da campanha, a NEPG considera que o valor inferior ao do ano passado, cuja estimativa tem como base os preços de mercados e de futuros.

Uma questão importante será conhecer qual é a percentagem exata de perda nas batatas armazenadas e o quanto a indústria será flexível com as suas especificações.

Quanto maior o desperdício, menor será a quantidade remanescente para a venda.

O mercado será influenciado pelas condições das sementeiras e a meteorologia na primavera. É previsível que haja muita procura em julho de batatas armazenadas de boa qualidade e de batata nova.

Devido aos preços altos das sementes de batata, a NEPG já avançou que terá um efeito direto sobre os custos de cultivo.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip