Exportações europeias de produtos alimentares aumentam

exportacoes

Segundo a Comissão Europeia, as exportações de produtos alimentares europeus para países terceiros aumentaram 6% no período de dezembro de 2014 a novembro de 2015, comparando com igual período dos anos anteriores, atingindo um valor recorde de 128 mil milhões de euros.

Em comunicado, Bruxelas refere que a China registou um forte aumento, consolidando-se como o segundo maior destino das nossas exportações.

Registou-se um aumento de 70% nas exportações de cereais, com um aumento de 1,2 mil milhões de euros, do vinho, com mais 862 milhões de (+9%), das bebidas espirituosas, com mais 668 milhões de euros (+7%) e dos animais vivos, com mais 480 milhões de euros (+25%).

Por outro lado, as oleaginosas registaram uma descida de 17% e o trigo, menos 4%.

Em termos de países, o maior aumento das exportações foi na China (+41%), seguida da Arábia Saudita (+32%), da Turquia (+21%), dos Estados Unidos (+18%) e da Coreia do Sul (+15%).

Em sentido inverso, temos a Rússia que diminuiu em 41% as suas compras na União Europeia, tendo baixado em valor de 9,5 mil milhões de euros, para 5,6 mil milhões de euros.

As importações europeias também subiram 8% no mesmo período, atingido um valor de 112 mil milhões de euros.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip