Exportações de vinho crescem quase 12% nos primeiros nove meses de 2021

Portugal exportou 2,4 milhões de hectolitros, no valor de 669,3 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2021. São mais 70 milhões do que em igual período do ano passado.

As exportações nacionais de vinho continuam em alta. Nos primeiros nove meses do ano, Portugal vendeu ao exterior 2,4 milhões de hectolitros, no valor de 669,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 6,7% em volume e de 11,7% em valor. São, em termos absolutos, mais de 70 milhões de euros do que no período homólogo. Também o preço médio cresce, na ordem dos 4,7%, e está já nos 2,75 euros por litro.

Estes são dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e constituem boas notícias para um setor que tem vindo a bater recordes sucessivos na última década, com exceção do ano de 2016, em que houve um ligeiro decréscimo.

Em 2020, mesmo em pandemia, o vinho continuou a reforçar a sua posição além-fronteiras e em 2021 mantém a trajetória, crescendo em quase todos os mercados relevantes. “É o maior crescimento de sempre e naturalmente que é fruto da qualidade e da diferença dos nossos vinhos, aliados ao grande trabalho conjunto de promoção nos últimos anos”, diz o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

França é o principal mercado dos vinhos portugueses, muito por efeito do vinho do Porto. Excluída esta categoria, é o Brasil que sobe ao lugar cimeiro da tabela. No total, são mercados que valem 83,9 e 54,5 milhões de euros, respetivamente.

Fonte: Dinheiro Vivo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip