Exportações de frutas, legumes e flores crescem no primeiro trimestre do ano, mas a Covid-19 deverá quebrar a tendência

Estatísticas do INE já refletem impacto da pandemia de Covid-19 nas exportações de flores e plantas ornamentais realizadas nas últimas duas semanas de março.

Frutas e Hortícolas Portugal Fresh

Em comunicado de imprensa, a Portugal Fresh anuncia que as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores mantiveram enorme dinamismo no primeiro trimestre de 2020 e cresceram 10% em comparação com o mesmo período de 2019, atingindo os 398 milhões de euros. De acordo com os dados do INE, analisados pela Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores, entre janeiro e março, o setor reforçou as vendas para os mercados internacionais, com a União Europeia a absorver 77% do total das exportações.

As frutas foram os produtos que mais se destacaram neste crescimento. Em comparação com os primeiros três meses de 2019, as exportações subiram 18,3% para 165 milhões de euros. Já os preparados de frutas e legumes registaram uma evolução de 6,3% (para 114 milhões de euros) e os legumes recuaram ligeiramente (-1,1%, para um total de 82 milhões de euros).

No primeiro trimestre do ano, as vendas para os mercados externos das flores e plantas ornamentais seguiram a mesma tendência de crescimento: + 12,2% (total de 37 milhões de euros). Contudo, analisando os valores mensais, verifica-se que em Março as vendas recuaram 2,3%.

«Este setor estava a registar um crescimento muito interessante em janeiro e em fevereiro, de 34,5% e 10,6%, respetivamente, face aos mesmos meses de 2019. Mas o mês de Março já registou um decréscimo de 2,3% devido às duas últimas semanas deste mês, altura em que os efeitos da pandemia de COVID-19 já se fizeram sentir. Nesta altura verificou-se uma interrupção abrupta das encomendas de mercados muito importantes como Espanha, Reino Unido, França e Alemanha», analisa Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Nos últimos dez anos, as empresas produtoras de frutas, legumes e flores duplicaram as vendas para os mercados externos, passando de 780 milhões de euros em 2010, para 1605 milhões de euros em 2010. Há dez anos as exportações representam 35% do valor da produção total; agora equivale a 52%. Espanha é o principal mercado para as frutas, legumes e flores nacionais, com um peso de 31%. Segue-se França, Holanda, Reino Unido e Alemanha.

«Num cenário muito desafiante as empresas produtoras de fruta, legumes e flores estão a desenvolver um trabalho extraordinário para garantir o normal abastecimento de produtos aos portugueses, contribuindo para o bom funcionamento da cadeia agroalimentar. Este é um setor essencial que tem evoluído de forma consistente e sistemática também nos mercados internacionais, onde os nossos produtos conquistaram reconhecimento pela qualidade e segurança alimentar», afirma Gonçalo Santos Andrade.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip