Exportações agroalimentares da UE atingem recorde de €130 mil milhões em 2016

As exportações de produtos agroalimentares da União Europeia (UE) atingiu um novo recorde em 2016 com um valor de 130,7 mil milhões de euros, mais 1,7 mil milhões do que no ano anterior, anunciou a Comissão Europeia.

Ao mesmo tempo, o valor das importações agroalimentares da UE recuou 1,2%, para 112 mil milhões de euros, o que leva a que o excedente comercial tenha aumentado de 15,3 mil milhões de euros (ME) em 2015 para 18,8 mil milhões em 2016, aponta o executivo comunitário.

A Comissão Europeia realça que o setor agroalimentar é assim um dos grandes responsáveis pelo excedente comercial de mercadorias geral verificado no ano passado na UE, de 39,3 mil ME.

De acordo com os dados publicados em Bruxelas, os maiores aumentos nas exportações foram para os Estados Unidos, com mais 1,26 mil milhões de euros e China, com mais 1,06 mil milhões, que continuaram a ser os dois principais destinos de produtos agroalimentares europeus.

Por outro lado, o maior recuo nas importações agroalimentares para a UE foi de produtos do Brasil, que continua a ser o principal país de origem das importações, à frente de Estados Unidos e Argentina, mas que em 2016 viu as suas exportações para a UE recuarem 11% para 1,4 mil milhões de euros.

O setor agroalimentar contribuiu para 7,5% do total de exportações de bens da UE em 2016, tendo representado por outro lado 6,6% de todos os bens importados pelo bloco europeu no ano passado.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip