Évora é palco de esclarecimento de agricultores
CONFAGRI em Évora para esclarecer agricultores no âmbito dos Regimes de Apoio aos Pagamentos Diretos.
A CONFAGRI vai realizar um colóquio no dia 19 de março, pelas 14h30, em Évora, no Auditório do NERE, com o objetivo de apresentar as principais alterações nas diferentes matérias de atualidade para o setor, com incidência nas regras de acesso aos apoios aos agricultores.
Esta iniciativa, organizada em colaboração com a ANPEMA (Associação Nacional de Pequenos e Médios Agricultores), com a CCAM do Alentejo Central e com a Rurambiente, é aberta a todos os agricultores da região revestindo-se da máxima importância para os profissionais do setor, tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável das zonas rurais.
Recorda-se que estes apoios constituem o principal suporte da estabilização dos rendimentos agrícolas enquanto remuneração pelo fornecimento de bens públicos e compensação pelas normas de produção mais rigorosas aplicadas na UE.
Estes apoios fomentam, igualmente, sistemas de produção mais respeitadores do ambiente e dos recursos naturais, a introdução de práticas agrícolas alternativas, o emprego e o ordenamento sustentável do território.
O secretário-geral da Confagri, Francisco Silva, apela à presença e participação dos associados e da comunidade agrícola de Évora para que não haja falta de informação.
«Para se puder usufruir de todos os direitos na sua plenitude temos de estar esclarecidos, por isso é da máxima importância ouvir aquilo que os nossos técnicos e as nossas Organizações locais têm para dizer sobre estas matérias que comprometem o futuro do setor e o futuro de cada um destes empresários».
A sessão terá início com a intervenção de Albino Alves- Coordenador Financeiro da CONFAGRI, que abordará o Novo regime Contributivo dos Trabalhadores Independentes, que sofreu alterações substanciais no último Decreto-Lei 2/2018.
De seguida, e para esclarecer sobre os Pagamentos Diretos e o Desenvolvimento Rural no âmbito dos Apoios ao Rendimento, estará o técnico da CONFAGRI para a Região, António Baião e, por último, para fazer o ponto de situação das negociações da PAC pós 2020, intervirá Isabel Basto, representante da CONFAGRI em Bruxelas.