Evolução da produção e dos preços na agricultura e pescas

agricultura

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de dezembro de 2015, apontam para uma superfície ocupada com cereais de outono/inverno próxima do resultado da campanha anterior.

Os trabalhos de preparação do solo e realização de sementeiras ocorreram sem constrangimentos, apresentando as searas, de um modo gera, bom aspeto vegetativa.

A produção de azeitona para azeite deverá fixar-se nas 526 toneladas, 20% acima da observada em 2014.

Prevê-se também uma melhoria das características orgalonéticas e de acidez dos azeites face à campanha anterior.

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em novembro de 2015 foi de 40.119 toneladas, o que corresponde a um acréscimo de 11.0% devido ao maior volume de abate em todas as espécies, com maior relevo nos suínos, com mais 9,4%, bovinos, com mais 18,9% e ovinos, com mais 18,6%.

Em relação à produção de leite e produtos lácteos, a recolha de leite de vaca atingiu 144,5 mil toneladas, o que representa um aumento de 0,6%.

O volume total de produtos lácteos diminuiu 6,1%, devido ao menos volume de leite para consumo e de nata também para consumo que reduziu igualmente a sua produção em 1,8%, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas, de janeiro de 2016, do INE.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip