Europa descomplica PAC para agricultores afetados por seca

A Comissão Europeia deu conta esta sexta-feira (26 de julho) que vai reforçar o apoio aos agricultores europeus, dada a onda de calor que assola a Europa.

temperaturas

Texto: Ana Catarina Monteiro

A ajuda “extra” que a Comissão Europeia pretende fazer chegar aos agricultores prende-se com o aumento dos valores dos adiantamentos de pagamento e com o “alívio de regras” com vista a facilitar a alimentação de animais, avança a agência Lusa, citando a porta-voz da Comissão Europeia, Natasha Bertaud. A responsável falou aos jornalistas durante a conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas, referindo que os apoios se dirigem, concretamente, aos agricultores prejudicados com a seca.

Após se terem registado recordes de temperatura máxima nos últimos dias em vários países da União Europeia (UE), como Alemanha, Bélgica, França e Holanda, o executivo comunitário irá disponibilizar aos agricultores europeus «uma percentagem maior pelos adiantamentos em pagamentos diretos e pagamentos relacionados com o desenvolvimento rural", de até 70% e até 85%, respetivamente.

Por outro lado, «para poderem alimentar os seus animais, [os agricultores europeus] terão permissão para utilizar terrenos que, em tempos normais, não são usados para fins de produção», esclarece em comunicado a comissão, referindo-se aos requisitos de não produção em pousio, no âmbito da diversificação de culturas e de áreas de foco ecológico.

O comissário europeu para a área da Agricultura, Phil Hogan, aponta, segundo a mesma nota, que em causa estão "adiantamentos de pagamento mais elevados, bem como isenções de certos requisitos ambientais para facilitar a produção de alimentos para animais".

Estes apoios surgem no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) e poderão ser requisitados pelos produtores até meados de outubro.

"Estas condições meteorológicas prolongadas são um motivo de preocupação para os nossos agricultores", pelo que a Comissão Europeia "mantém contactos próximos com os Estados-membros e avalia a situação no terreno", adianta Phil Hogan, afirmando que Bruxelas vai manter o acompanhamento dos efeitos da seca "a nível mais local".

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip