Eurodeputados exigem apoio para produtores de vinho, frutas e legumes da UE

Segundo a TV Europa, o Comité de Agricultura do Parlamento Europeu deu "luz verde" a um conjunto de medidas excecionais de mercado para ajudar os produtores de vinho, frutas e legumes da União Europeia. A entidade também rejeitou outras medidas, pois estas não se revelaram "satisfatórias".

Fruticultura

Estas medidas "proporcionam maior flexibilidade aos agricultores e organizações de produtores para alterar os programas operacionais" ou "estender o apoio vinculado à colheita verde e aos fundos mútuos".

Contudo, os eurodeputados também recomendam que "o Parlamento Europeu vete um conjunto mais antigo de medidas de mercado para os produtores de vinho, frutas e legumes, por estas medidas não serem suficientes para apoio aos produtores".

Pedem, ainda, que a Comissão Europeia "melhore o pacote de ajuda original com medidas específicas adicionais", que devem incluir "taxas crescentes de cofinanciamento, extensão da lista de medidas e despesas elegíveis nos programas operacionais de frutas e legumes, permitindo a transferência de fundos não utilizados desses programas para o próximo ano e fornecendo flexibilidades regulatórias adicionais dentro e fora dos programas nacionais de apoio ao vinho".

O Comité de Agricultura também estendeu o prazo para um potencial veto do Parlamento para dar à Comissão Europeia, 31 de agosto, que se traduz em "mais tempo para melhorar as medidas propostas".

Norbert Lins, presidente do Comité de Agricultura, referiu que «as medidas de apoio da Comissão aos produtores de vinho, frutas e legumes não são suficientes e, por isso, pedimos repetidamente ao Comissário Wojciechowski que as melhore».

Como não existiram avanços, Norbert Lins destaca que «endossamos hoje apenas algumas dessas medidas e demos a nossa luz verde para as outras em espera. Também estendemos o prazo para nosso potencial veto, a fim de dar mais tempo ao Comissário Wojciechowski. Exortamos a Comissão a não desperdiçá-lo».

FONTE: TV Europa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip