Eurodeputado Álvaro Amaro pede intervenção da Comissão para fazer face à seca em Portugal

Os eurodeputados do PSD exerceram toda a sua influência para inscrever o tema da seca em Portugal — uma das mais graves de sempre —  na ordem de trabalhos da sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Nesta sequência, Álvaro Amaro tomou a palavra no debate desta quinta-feira para sublinhar a situação de seca extrema e pedir à Comissão para que não faltem nem solidariedade europeia, nem medidas dos Governos para mitigar o impacto no sector.

Álvaro Amaro salientou que esta seca é o resultado da combinação de fatores conjunturais e estruturais: “um inverno em que praticamente não choveu em Portugal, e fraca capacidade de armazenamento de água de que o país dispõe, apenas 20%”.

Para o eurodeputado do PSD, responsável pela agricultura, é necessário aliviar a pressão causada pelos prejuízos da seca com medidas de apoio financeiro aos sectores mais impactados — tal como a redução de impostos sobre a eletricidade e sobre os combustíveis para os produtores agrícolas.

Para responder ao aumento de fenómenos meteorológicos extremos e à ameaça que representam para os países do sul da Europa, Álvaro Amaro propôs, adicionalmente, a criação de uma estratégia comunitária com vista ao “aumento da captação, retenção e armazenamento de águas superficiais”.

No debate com a Comissão Europeia, Álvaro Amaro pediu à comissária Helena Dalli que inste o Governo de Portugal a adotar apoios concretos, como por exemplo, apoio extraordinário para as regiões afetadas, apoio à aquisição de alimentos para animais para compensar a falta de pastagens e apoios à armazenagem de água.

No pacote de medidas, o social-democrata incluiu ainda a isenção temporária de pagamentos à Segurança Social, nomeadamente a Taxa Social Única e a aplicação efetiva da legislação sobre a eletricidade verde.

Fonte: PSD

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip