EUA: rótulos alimentares com leitura ótica

rotulo

Cerca de 30 empresas do ramo agroalimentar nos EUA concordaram em introduzir informação ao consumidor nos rótulos, que pode ser lida por leitura ótica.

Assim, através de um scan, o consumidor pode ter acesso a informação sobre os ingredientes, se existe algum componente geneticamente modificado, bem-estar animal, possíveis produtos alérgicos e dados nutricionais.

A Grocery Manufacturer’s Association, que representa as empresas do ramo agroalimentar, informou que este código, chamado “Smart Label”, estaria presente em cera de 30 mil produtos no final de 2017, sendo que, em 2021, mais de 80% dos produtos terão este rótulo.

Com esta nova tecnologia é fornecida toda a informação que o consumidor necessita, incluindo em que padrões de bem-estar animal foram criados os animais, eventuais reclamações, armazenagem e outros critérios de sustentabilidade.

O Smart Label é uma nova tecnologia, garante a Grocery, que vai revolucionar o nível de informação dada ao consumidor.

Algumas ONG’s já vieram, no entanto, criticar o sistema, dizendo que muitos consumidores vão usar esta tecnologia e, em vez de terem mais informação, passam a ter menos. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip