EUA: agricultores preocupados com a nova política de biocombustíveis

Depois dos produtores de biocombustíveis, é agora a vez dos agricultores americanos se insurgirem contra as novas propostas de política americana, em relação aos biocombustíveis.

De acordo com uma proposta da Agência Ambiental Americana (EPA), é proposta uma redução de 20% nos objetivos para 2015 e 2016, no que se refere à incorporação de biocombustíveis, e que fazia parte da legislação de 2007.

A justificação é simples: o etanol e o biodisiel estão a atingir um nível de saturação e a sua incorporação, na gasolina e no gasóleo, tem de ser limitada pela possibilidade técnica que o parque automóvel americano tem em usar uma incorporação elevada da biocarburantes.

Apesar de haver já viaturas desenhadas para usar altos teores de biocombustíveis, não existe logística suficiente para abastecer essas viaturas separadas das outras.

Estima-se que a criação dessas infraestruturas poderia ter um impacto de um aumento de 10% na gasolina.

Os agricultores contestam esta situação, afirmando que os biocombustíveis são muito importantes para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e a produção agrícola para o biocombustível tem contribuído para a criação de muitos postos de trabalho.

A EPA abriu uma fase de consulta pública e deverá apresentar uma proposta definita durante o mês de novembro de 2015.

Fonte: Reuters/Agronegócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip