EUA abrem mercado às exportações europeias de maçãs e peras

Os EUA levantaram o embargo sobre a carne de bovino da Holanda e abrem agora também o seu mercado às exportações europeias de maçãs e peras.

macas

Através de Bruxelas, o secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, declarou que «é uma boa notícia e um sinal positivo para as negociações de livre comércio entre a União Europeia (UE) e os EUA.

Até à data, apenas poucas quantidades de carne e bovino europeia entraram no mercado dos EUA.

O anúncio de abrir o mercado às exportações de maçãs e peras da União Europeia também é considerado um avanço nesta matéria.

Atualmente, não se exportam maçãs e peras para os EUA devido à excessiva burocracia e o demorado sistema administrativo.

Esta nova medida deveria ajudar a facilitar a exportação destas frutas desde a UE.

«Efetivamente, a burocracia e os obstáculos não tarifárias ao comércio são para os europeus um tema chave que se deve abordar nas negociações do Acordo de Livre Comércio entre a UE e os EUA (TTIP). Exemplo disso é o facto dos produtores europeus de leite enfrentarem importantes obstáculos ao tentar comercializar com os EUA laticínios de primeira qualidade. Estas barreiras bloqueiam as exportações do bloco europeu, por isso é um problema que deve ser abordado», concluiu Pekka Pesonen.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip