Estudo antecipa crise alimentar global

alimentar

Um estudo da Lloyd’s of London, citado pelo Independent, que contou com o apoio do Foreign and Commonwealth britânico e vários académicos, conclui que a Humanidade corre sérios riscos de enfrentar um colapso alimentar e social em meados deste século.

Isto, claro está, se não forem acionadas medidas que travem o problema do aquecimento global.

O cenário analisado no estudo refere o que aconteceria em caso de três catástrofes simultâneas provocadas pelas alterações climáticas: uma onda de calor na América do Sul, uma propagação de um agente microbiano patogénico sobre os cereais na Rússia e um ciclo de oscilação meridional do El Niño particularmente forte.

Apesar de os autores informarem que são apenas previsões, a verdade, argumentam, é que os três casos podem mesmo acontecer, sobretudo se olharmos para o impacto das alterações climáticas.

Se os três fenómenos acontecessem ao mesmo tempo, seria o suficiente para anular a segurança alimentar de todo o planeta, refere o estudo.

O documento estima ainda que este cenário de incerteza alimentar faria com que o preço dos cereais, soja e milho quadruplicassem, ao passo que os preços do arroz aumentariam cerca de 500% em relação aos preços da campanha de 2007/2008. A produção global de milho diminuiria 10% e a de soja 11%.

Outro indicador da investigação refere que a escassez alimentar provocaria distúrbios na América Latina, Norte de África e Médio Oriente.

O modelo utilizado como base do estudo foi desenvolvido no Anglia Ruskin University’s Global Sustainability Institute.

Fonte: Independent 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip