Estas 7 startups estão a moldar uma nova normalidade positiva para o clima

 Da agricultura sustentável às cidades inteligentes, estas 7 startups estão a contribuir para uma economia de carbono zero e para uma sociedade resiliente. O programa de aceleração MED ClimAccelerator, patrocinado pela maior rede sustentável da União Europeia, EIT Climate-KIC, selecionou e apoiou 7 startups em Portugal, em 2021. Este programa foi conduzido localmente pela aceleradora Building Global Innovators (BGI), que sublinha a importância de catalisar o potencial de inovação das startups para construir uma sociedade sustentável robusta e resiliente.

De acordo com Cláudia Carocha, responsável pelo programa na BGI, iniciativas como o MED ClimAccelerator são mais importantes do que nunca, considerando que a quantidade de CO2 na atmosfera atingiu níveis recordes em 2020 - 417 partes por milhão em maio -, segundo os dados da BBC. Perante este desafio global, é cada vez mais importante promover a inovação em tecnologias verdes para atingir a neutralidade carbónica. “O programa do EIT Climate-KIC vai além das fronteiras europeias e faz a ligação entre especialistas da indústria mundial e os sistemas para abrir novos caminhos na redução de carbono.” - explica a gestora do projeto. 

Numa altura em que o mundo precisa de provas de como mudanças inclusivas são possíveis para conseguir uma recuperação verde transformadora, estas startups da carteira da BGI estão a inspirar a reestruturação da indústria climática:

Shimejito

A Shimejito permite que os clientes invistam em quintas urbanas de produção de cogumelos orgânicos com zero desperdício, através do processamento de resíduos de outras indústrias. Após 2 anos, os clientes recuperam o valor total do investimento, bem como o valor da receita da venda de cogumelos. A administração das quintas urbanas fica a cargo da Shimejito.

WeTrack

A WeTrack desenvolve e implementa hardware e software adaptáveis a qualquer indústria, de forma a poder dar resposta a uma necessidade que existe atualmente em empresas com um forte carácter produtivo, de recolha de dados e controlo dos meios de produção, já assente na Indústria 4.0.

EVIO

A EVIO desenvolve soluções de mobilidade elétrica, incluindo a gestão de postos de carregamento instalados em espaços não acessíveis ao público e a gestão de frotas de veículos elétricos.

eCO2Blocks

A eCO2Blocks desenvolve e produz materiais de construção 100% reciclados com um ciclo de produção 10 vezes mais rápido, custos de produção até 50% mais baixos e a capacidade de absorção de CO2. O Eco2paver é feito de escória de aço, água residual e CO2.

SCUBIC

A SCUBIC é uma plataforma analítica para a gestão inteligente de redes de abastecimento de água. Os seus modelos de Inteligência Artificial (IA) e os seus algoritmos de otimização integram dados de diversas fontes para conferir pedidos operacionais otimizados, em tempo real, e como menos 20% dos custos de energia.

AgroGrIN Tech

A AgroGrIN Tech é uma empresa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que criou uma tecnologia patenteada para separar ingredientes naturais de fluxos de resíduos. Atualmente, a equipa está a vender esse processo a fábricas de processamento de frutas, o que lhes permite diminuir a quantidade total de resíduos e monetizar fluxos de resíduos anteriores.

FullCycle

A FullCycle pretende integrar os conceitos de economia circular e tecnologia, oferecendo aos seus clientes soluções para um dos problemas mais desafiadores do mundo: a Valorização de Resíduos.

Estas foram as 7 selecionadas de um total de 50 candidaturas submetidas ao programa. Por cada uma dessas candidaturas, a BGI irá reunir a sua equipa, as startups do programa, bem como outros membros-chave da comunidade de startups na área da sustentabilidade para plantarem 50 árvores no Parque Natural de Sintra-Cascais, em outubro, com a colaboração daassociação Plantar Uma Árvore. A atividade, desenvolvida no âmbito da campanha #1application1tree, está em linha com os objetivos do EIT Climate-KIC: construir a resiliência, promover a sustentabilidade e mitigar os impactos e os choques futuros que as mudanças climáticas poderão trazer.

A BGI é parceira do EIT Climate-KIC desde 2016, e até à data já realizou 6 edições do programa, através dos quais apoiou 464 empreendedores a lançar e a impulsionar as suas empresas sustentáveis, com uma taxa de sobrevivência de 91%, e a levantar mais de 13 milhões de euros.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip