Estará a sardinha em recuperação?

  • 23 março 2018, sexta-feira
  • Pescas

A ministra do Mar anunciou esta semana que há dois cruzeiros científicos programados para perceber se há realmente «uma rota de crescimento ou de recuperação» da sardinha ou não.

sardinha

Ana Paula Vitorino adiantou que o cruzeiro científico a realizar na primavera «permitirá confirmar a rota de crescimento ou recuperação ou não” do stock de sardinha na costa portuguesa».

«Temos dois cruzeiros científicos programados. Um já foi feito, o de inverno. Vamos fazer agora (outro), dentro de um mês a um mês e meio, em função do estado do tempo. É na conjugação dos dois que nós vamos ver se, de facto, se confirma que existe uma rota de crescimento ou de recuperação da espécie ou não», afirmou, citada pela Lusa.

«Há um primeiro período de captura até final de junho em que estão fixadas um pouco mais de sete mil toneladas para capturar, pelos pescadores portugueses e espanhóis. Depois, nessa altura, já na posse dos resultados destes cruzeiros científicos, dos dois, e da sua análise poderemos ver o que fazer a seguir e fixar a quota para o próximo ano», disse.

Recorde-se que Ana Paula Vitorino vai ser chamada à Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar em 4 de abril para prestar esclarecimentos sobre uma eventual alteração da quota de captura de sardinha em 2018.

No início de março, a Associação das Organizações de Produtores da Pesca (ANOP) do Cerco revelou que o stock de sardinha na costa portuguesa, cuja pesca está proibida desde outubro, mais do que duplicou para 120 mil toneladas em 2017, segundo os resultados do cruzeiro científico realizado em dezembro pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Aqueles resultados, referiu a ANOP em comunicado, apontam para 120 mil toneladas de sardinha entre Caminha e o Cabo Espichel, um acréscimo de 110% face à biomassa que tinha sido avaliada em dezembro de 2016″ (57 mil toneladas).

A associação acredita que os dados da evolução do stock de sardinha a recolher pela investigação programada para abril “irão ser ainda mais positivos”, tendo em conta a paragem da pesca que se iniciou em outubro e que se estende até ao final de abril.

A pesca da sardinha está proibida desde outubro e vigora até abril, período durante o qual o Ministério do Mar paga aos pescadores para não trabalharem.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip