Estados-membros devem utilizar pesticidas de forma mais sustentável

O relatório sobre a Diretiva relativa à utilização sustentável dos pesticidas, aprovado esta semana pela Comissão Europeia, faz o balanço dos progressos realizados pelos Estados-membros da UE na aplicação das medidas destinadas a reduzir os riscos e efeitos da utilização de pesticidas.

pesticidas

O documento abrange temas variados como a pulverização aérea, a informação do público e a formação de profissionais.

O relatório indica uma aplicação insuficiente da Diretiva relativa à utilização sustentável dos pesticidas.

A Comissão vai continuar a monitorizar e a apoiar a implementação pelos Estados-membros para garantir que os objetivos da Diretiva estão a ser atingidos.

Este controlo inclui uma série de ações tais como auditorias, a avaliação de Planos de Ação Nacionais revistos e outras atividades de acompanhamento.

A Comissão esclarece que também irá trabalhar com os Estados-membros para desenvolver indicadores de risco harmonizados com base na experiência dos Estados-membros com os seus indicadores nacionais.

A Comissão Europeia lançou também esta semana um novo site com links para os sites dos Estados-membros sobre o uso sustentável de pesticidas, incluindo a Gestão Integrada de Pragas, com vista a facilitar a troca de informação entre eles e aumentar o fluxo de informação relevante para agricultores e o público em geral. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip