Está a chegar a Feira Gastronómica do Porco de Boticas

A Feira Gastronómica do Porco de Boticas, um dos maiores eventos gastronómicos do norte do país, realiza-se de 13 a 15 de janeiro, no Pavilhão Multiusos.

boticas

Há 19 anos consecutivos que a agricultura local e os produtos tradicionais são valorizados e divulgados nesta mostra gastronómica onde a carne de porco e os seus derivados estão em destaque.

Organizada pelo Município de Boticas e a EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, a feira apresenta mais de três dezenas de stands de exposição e venda de produtos alimentares e artesanato e conta, também, com a participação de meia centena de produtores de fumeiro, número idêntico ao da edição anterior.

São esperados ao longo de todo o fim de semana da feira mais de 70 mil visitantes, muitos deles vindos da vizinha Espanha, que têm à sua espera cerca de 40 toneladas de fumeiro, o que permitirá realizar um volume de negócios de perto de meio milhão de euros.

Preservar o que de melhor se faz em terras de Barroso, valorizar a qualidade da carne de porco e dos enchidos através da apresentação de pratos tipicamente barrosões, divulgando a sua essência e sabor, são alguns dos objetivos da Feira do Porco de Boticas.

Aos enchidos, concebidos de forma artesanal, sob um rigoroso controlo de qualidade cumprindo a legislação e regras em vigor, juntam-se o presunto, o pão centeio, a bola e o folar de carne e o tão afamado “Vinho dos Mortos”, entre muitos outros produtos.

A Feira Gastronómica do Porco é um dos pontos mais altos da economia local, especialmente para os produtores de fumeiro tradicional que vêem nesta iniciativa a oportunidade certa para mostrar a qualidade dos seus produtos.

Os visitantes podem ainda contar com inúmeras tasquinhas tradicionais, onde podem provar o cozido à Barrosã, rojões no pote, arroz de chouriça, costeletas em vinha de alho, caldo e feijoada à Barrosã, o fumeiro (alheira, chouriça e salpicão), o presunto acompanhado da saborosa bôla centeia e os vinhos regionais. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip