Especialistas debatem importância de dietas ricas em leguminosas

Encontro da Rede de Inovação de Leguminosas no Mediterrâneo analisa o verdadeiro impacto de uma alimentação “amiga do ambiente”.

leguminosas

Uma alimentação mais verde e mais sustentável: o princípio é simples e dá o mote ao segundo encontro da Rede de Inovação de Leguminosas no Mediterrânico – um evento organizado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e pela Eurest (multinacional ligada a serviços de restauração) no dia 9 de julho, no campus Foz da instituição.

A “Transição do consumidor para dietas baseadas em leguminosas mais sustentáveis” é o tema do encontro, que irá reunir especialistas de todo o mundo para debater o impacto destes alimentos e como estes podem desempenhar um papel crucial na promoção de dietas mais ecológicas e saudáveis.

O encontro, centrado em questões relacionadas com nutrição, desenvolvimento de produtos, marketing e ciência do consumidor, terá, ainda, uma feira, na qual os participantes poderão conhecer em primeira mão novos produtos com base em leguminosas.

A conferência visa também analisar como consumidores, cidadãos, organismos públicos, agências de políticas e inovação da indústria podem ter, também, impacto na definição das opções alimentares quotidianas.

Mais informações e inscrições disponíveis aqui.

O projeto TRUE

O evento é organizado no âmbito do projeto europeu TRUE – Percursos de Transição Para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa –, que promove sistemas agrícolas sustentáveis ​​à base de leguminosas.

Financiado pela União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, o projeto envolve 24 parceiros – desde instituições de ensino a empresas – de 11 países (Alemanha, Croácia, Quénia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda e Portuga), que operam na produção e processamento de leguminosas, distribuição e comercialização. Destaque-se que em Portugal o projeto é liderado por uma equipa de investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

A Escola Superior de Biotecnologia integra a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e oferece cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduação nas áreas das ciências da vida (nutrição, microbiologia) e engenharia (alimentar, ambiente e biomédica).

Foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há mais de 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país.

O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no seu Centro de Investigação - Centro de Biotecnologia e Química Fina - CBQF, que detém o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais.

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem dois campus que integram oito unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras.

Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip