Especialistas alertam para falta de investimento na floresta

Portugal tem sido afetado por uma nova vaga de incêndios. Os especialistas consideram que é urgente mudar a estratégia de prevenção. Miguel Freitas, relator do grupo parlamentar que está a estudar o assunto, alerta que últimos anos houve pouco investimento nas florestas.

«Investiram-se entre 2006 e 2013, mil milhões de euros em políticas públicas para a floresta. 75% desse investimento foram feitas com políticas relacionadas com incêndios», diz Miguel Freitas, adiantando que «todos os anos temos um dispositivo conhecido em matéria de combate, mas ninguém conhece o dispositivo no terreno em matéria de prevenção».

Ricardo Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Proteção Civil, considera que «temos que começar a combater os incêndios no final dos invernos, todos nós sabemos isto, desde bombeiros, agentes políticos, operadores do setor, empresas proprietárias de zonas florestais, etc. O problema é que as políticas florestais, nomeadamente, nos últimos quatro anos, foram avessas à realidade».

Entre 2000 e 2013 houve uma quebra de investimento na floresta na ordem dos 40%.

«Nos últimos quatro anos não avançámos nada no programa Sapadores Florestais. Temos exatamente as mesmas 273 equipas de sapadores florestais que tínhamos há quatro anos», diz Miguel Freitas.

Ricardo Ribeiro acrescenta: «a política deste Governo falhou por completo nesta matéria e é necessário repensar tudo isto».

Recorde-se que a severidade meteorológica é a mais grave dos últimos 16 anos. Só nos últimos dias ocorreram em todo o país cerca de 1000 incêndios.

Fonte: RTP

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip