Espanha: plataforma online ajuda produtores a exportar

frutas

Chama-se naranjasyfrutas.com e trata-se de uma plataforma online que pretende eliminar os intermediários no processo de venda de produtos agrícolas aos produtores.

O objetivo é permitir aos agricultores a oportunidade de poder vender com maior rentabilidade e aos importadores de comprar a um custo mais baixo um produto mais fresco.

Segundo Juan José Bas, fundador da plataforma, mercados grossistas da França, Alemanha, Inglaterra e Itália estão interessados em comprar diretamente aos produtores espanhóis, mas também países mais distantes geograficamente, como os Emirados Árabes, Canadá e Estados Unidos.

Agora, com o começo da campanha de vários frutos, poderão efetuar-se as operações entre os agricultores registados na plataforma e os distribuidores estrangeiros, algo que já foi posto em prática por vários produtores de cítricos de algumas regiões de Espanha, como Valência, Múrcia e Andalúzia.

A iniciativa conta com o apoio de algumas entidades agrícolas, quer ao nível da formação, logística ou seguros.

A plataforma não define os preços, pelo que o agricultor pode receber várias ofertas, sendo importante detalhar a maior quantidade de informação possível, para que o cliente possa selecionar a que mais se ajusta às suas necessidades.

O objetivo da plataforma, que habitualmente consegue aumentos de preço entre 20 e 50%, é conseguir registar o maior número de agricultores possível já que, se os distribuidores «vêem que a oferta é maior, utilizarão mais a página».

A plataforma incorporou produtores de alperce, pêssego, kiwi, cereja, ameixa, romã, dióspiro, para além dos cítricos, que foram os frutos "fundadores" da plataforma em 2012.

A plataforma conta atualmente com 260 milhões de quilos anunciados das regiões de Valência, Múrcia e Andaluzia. Esta produção pertence a 1.900 agricultores registados, sendo que 80% têm entre 40 e 50 anos, que corresponde ao perfil de agricultor exportador que Juan José Bas quer potenciar.

A plataforma online, consciente de que o maior medo do agricultor para dar o primeiro passo é a insegurança acerca do processo de exportação, efetua o acompanhamento no primeiro envio para fora de Espanha e, a partir daí, "os agricultores sentem-se mais confortáveis", refere Bas.

O promotor do website tem como objetivo que o naranjasyfrutas.com se torne no portal de referência e anúncios de produtos agrícolas de Espanha, e para isso, a plataforma incorporará também legumes no início de 2016, de forma a dar continuidade a um projeto que conta já com os domínios em inglês e francês e cuja filosofia é modernizar um setor tradicional e contribuir para que não se abandone o campo por falta de rentabilidade.

Fonte: AGROTEC 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip