Encontro Europeu da Castanha chega a Vila Pouca de Aguiar em setembro de 2015

Entre 9 e 12 de setembro de 2015, Vila Pouca de Aguiar vai ser palco de três eventos dedicados à castanha, com o II Simpósio Nacional da Castanha, o VI Encontro Europeu da Castanha e a I edição da Castanha Logística Europeia.

O encontro vai debater os vários os problemas que a cultura enfrenta, «muitos já do passado, mas outros bem próprios dos tempos atuais», como salientam os organizadores.

As pragas e doenças são outra temática em discussão. Por outro lado, afiança a organização, «a produção insuficiente de castanha na Europa para satisfazer a procura, não só dos consumidores em produto fresco mas também da indústria, está a gerar outro tipo de dificuldades, as quais poderão assumir-se, simultaneamente, como novas oportunidades».

Nessa medida, o Programa Horizonte 2020 irá também ser discutido, sendo «que está a dar os primeiros passos, poderá constituir uma importante alavanca para o progresso do setor, exigindo porém que o mesmo esteja devidamente organizado, demonstrando a indispensável excelência e competência para conseguir vencer estes novos desafios que se perfilam».

Promover uma economia forte do castanheiro na Europa, que se afigure como um fator crescente de promoção da coesão entre os diversos parceiros têm sido as prioridades do Grupo Europeu da Castanha, que tem organizado anualmente estes encontros europeus, com a participação de investigadores, técnicos, produtores, transformadores.

Coube a Portugal em 2015 realizar o VI Encontro Europeu da Castanha, tendo a organização decidido igualmente realizar pela primeira vez a “Castanha Logistica” com o objetivo de juntar os parceiros e promover a construção ou o reforço das pontes dentro do setor, intensificando-se ainda mais a coesão interna da fileira.

Simultaneamente a estes dois eventos, realiza-se o II Simpósio Nacional do Castanheiro, mais virado para a investigação em Portugal e noutros países neste setor.

O evento é promovido pela RefCast - Associação Portuguesa da Castanha

VER CARTAZ 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip