Emirates abre a maior quinta vertical do mundo no Dubai

A Bustanica abriu as portas à maior quinta vertical do mundo, apoiada por um investimento de 40 milhões de dólares. As instalações representam a primeira quinta vertical para a Emirates Crop One, um consórcio entre a Emirates Flight Catering (EKFC), uma das maiores operações de catering do mundo que serve mais de 100 companhias aéreas, e a Crop One, a empresa líder na agricultura vertical interior impulsionada pela tecnologia.

Localizada perto do Aeroporto Internacional Al Maktoum no Dubai World Central, a instalação de 30.658 metros quadrados irá produzir mais de 1.000 toneladas de folhas verdes de alta qualidade anualmente, requerendo 95% menos água do que a agricultura convencional. Em qualquer altura, a instalação poderá produzir mais de 1 milhão de plantas, o que proporcionará uma produção de 3.000 kg por dia.

A Bustanica é impulsionada por uma tecnologia de ponta e por uma equipa interna altamente especializada que inclui peritos agrónomos, engenheiros, horticultores e cientistas especializados em produtos hortícolas. Um ciclo de produção contínuo assegura que o produto é extremamente fresco e limpo, cultivado sem pesticidas, herbicidas, ou produtos químicos.

Os passageiros da Emirates e de outras companhias aéreas podem aguardar com expectativa a chegada destas deliciosas verduras, incluindo alfaces, rúculas, saladas mistas, e espinafres, a bordo dos seus voos a partir de julho.

A Bustanica não está apenas a revolucionar as saladas a bordo. Nos EUA, os consumidores poderão em breve adicionar estas verduras aos seus carrinhos de compras nos supermercados mais próximos. A Bustanica planeia também expandir-se para a produção e venda de frutas e legumes.

Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Chefe Executivo da Emirates Airline and Group afirmou: "A segurança e autossuficiência alimentar a longo prazo são vitais para o crescimento económico de qualquer país, e os Emirados Árabes Unidos não são exceção. Temos desafios específicos na nossa região, dadas as limitações em torno das terras aráveis e do clima. A Bustanica inicia uma nova era de inovação e investimentos, passos importantes para o crescimento sustentável que se alinham com as estratégias de segurança alimentar e hídrica, bem definidas do nosso país”.

Acrescenta ainda que "A Emirates Flight Catering investe constantemente nas mais recentes tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes, otimizar as operações, e minimizar a nossa pegada ambiental. A Bustanica ajudará a assegurar a nossa cadeia de abastecimento, e irá assegurar que os nossos clientes possam desfrutar de produtos de origem local e altamente nutritivos. Ao aproximar a produção do consumo, estamos a reduzir o trajeto alimentar da exploração agrícola até ao momento do consumo.”

Craig Ratajczyk, Chefe Executivo da Crop One refere que: "Após um planeamento e construção significativos, e tendo navegado pelos desafios imprevistos da pandemia, estamos entusiasmados por celebrar este tremendo marco ao lado do nosso parceiro de consórcio, Emirates Flight Catering. É nossa missão cultivar um futuro sustentável para satisfazer a procura global de alimentos frescos e locais, e esta primeira quinta de grande formato é a manifestação desse compromisso. Esta nova instalação serve de modelo para o que é possível em todo o mundo".

A Bustanica terá zero impacto nos recursos mundiais de solo ameaçados, uma dependência incrivelmente reduzida de água e colheitas ao longo de todo o ano sem serem prejudicadas pelas condições meteorológicas e pragas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip