Em Espanha, produzir frutas e vegetais custa 25% mais do que antes do coronavírus

A pandemia tornou a produção agrícola espanhola mais cara em 25 a 30% em comparação com o período anterior. Isto aconteceu devido ao aumento do período de ausêncios dos trabalhos, diminuição da produtividade horária, aumento dos custos de transporte e aos investimentos em segurança no emprego, entre outras variáveis.

Fruticultura

Em Múrcia, inicou-se recentemente a campanha de frutas de caroço, que gerou 40 538 contratações em março, quase metade das registadas naquele mês pelo Ministério do Trabalho, tenta encontrar fórmulas para compensar a queda no lucro das suas produções.

Outro problema é a menor produtividade das empresas. Isso deve-se ao facto de o coronavírus ter imposto medidas de segurança que exigem maiores distâncias entre os trabalhadores, tanto no campo, quanto nos armazéns, o que reduz o volume diário de produção e, ao mesmo tempo, modifica as condições de alguns contratos comerciais, entre outras consequências.

Um dos objetivos é tornar o horário anual de um trabalhador mais flexível, conforme solicitado pelo governo, e tentar garantir que os supermercados assumam o custo extra gerado pela Covid-19 e que o aumento dos custos não seja chegue ao consumidor.

FONTE: Agroinformación

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip